Cidades
Iate Clube Pajussara é reinaugurado no coração da orla de Maceió
Clube mais tradicional de Alagoas reabre as portas na Praia de Pajuçara e promete voltar a ser palco dos grandes eventos da capital

A praia da Pajuçara tão enaltecida em versos e prosas volta a ser palco do grandioso e, agora totalmente reformado, Iate Clube Pajussara, localizado no coração da Avenida Doutor Antônio Gouveia, em frente à orla da capital. O clube reabre as portas, nesta sexta-feira (8), a partir das 8h30, em um evento voltado a autoridades, convidados, diretores, conselheiros e sócios adimplentes do Clube, além da imprensa. Os presentes irão conhecer o clube totalmente repaginado e presenciar a benção religiosa do novo Iate.
Em um projeto moderno, arrojado e com novo visual, o Iate Clube Pajussara, o tradicional clube verde e branco, entregará aos sócios e a sociedade em geral, salões de festas e de dança climatizados, auditório, hall, piscina semiolímpica, parque aquático, ginásio, terraço com vista para o mar, garagem náutica, restaurante, estacionamento no subsolo para 80 veículos e elevadores. Boa parte dos espaços poderá ser alugado à sociedade em geral. A construção do novo Iate está orçada em cerca de 15 milhões.
O espaço também vai dispor de uma marina para guardar lanchas dos associados. Tudo isso em uma localização privilegiada, à beira-mar, com uma nova arquitetura funcional e luxuosa. O Iate Clube Pajussara tem aproximadamente 500 sócios patrimoniais e uma média de 200 sócios contribuintes. As dependências do Clube também irão abrigar o Hotel Grande Tropicalis.
O tradicional clube de Maceió, fundado em 1952, também vai voltar a ser espaço apropriado para a prática de esportes, tanto os náuticos, como os de quadra.
O Iate, assim como o Clube Fênix Alagoana, o Portuguesa e o Alagoas Iate Clube, o eterno Alagoinhas, eram, em décadas passadas, o ponto de encontro da parcela mais abastada da sociedade alagoana. Formaturas, bailes tradicionais, festas de debutantes, carnavais. Não importava a comemoração, o simples fato de ser no Iate já era sinônimo de sucesso. Aos domingos, às famílias alagoanas bastava o fato de se reunirem em torno da piscina e sua área de lazer.
É certo que ao passo em que boa parte da sociedade alagoana foi descobrindo as cidades praieiras como endereço para os finais de semana e feriados prolongados, algumas foram se afastando do Clube.
No entanto, graças à diretoria do Iate guiada, sempre de perto, pelo comando e dedicação do comodoro Moacyr Albuquerque o barco nunca perdeu o prumo. Parte dessa resistência pode ser atribuída ao esforço pessoal de Moacyr Albuquerque que, há décadas, está à frente da diretoria capitaneando o Iate com o zelo e a firmeza que destacam o Clube como o mais importante de Alagoas.
“Estamos entregando um novo Iate Clube Pajussara a todos os alagoanos. O Clube está moderno e completo para atender as necessidades dos nossos associados na hora de realizar desde um evento empresarial até a mais bela festa e, principalmente, para o seu lazer, trazendo a família para se divertir ou celebrar datas importantes, como aniversários, bodas e festas de formatura. Na nova estrutura, também poderemos realizar desfiles de moda, exposições, reuniões, e tantos outros eventos. O Iate é agora um clube sofisticado e contemporâneo”, festejou o comodoro Moacyr Albuquerque.
A reforma, iniciada em março de 2021, conta com projeto assinado pela arquiteta Sâmia Lisboa. Logo na fachada, se percebe a mudança, presente também em toda área interna, incluindo piscinas, área social, quadras e a construção de um novo espaço para eventos com entrada pela Rua Jangadeiros Alagoanos com capacidade para cerca de 800 pessoas sentadas e cerca de duas mil pessoas em pé.
O principal salão de festas tem uma área aproximada de 800 metros quadrados, além do mezanino com 200 metros quadrados. O local está com muitas reservas já feitas para os próximos meses, incluindo já o próximo ano.
A obra foi bancada por investidores do grupo hoteleiro alagoano Tropicalis, que construirá em área anexa do clube de 1600 metros quadrados, o Hotel Grand Tropicalis, cuja obra será iniciada em breve.
A decisão de reformar o Clube foi referendada pelos associados em pelo menos três assembleias.
O Iate montou equipes esportivas em diversas modalidades. Muitos dos seus atletas se destacaram entre os melhores do esporte amador de Alagoas. O basquete e o voleibol do Iate fizeram história nos campeonatos alagoanos.
Iate Clube Pajussara – O Clube surgiu em 1952 como resultado de uma disputa entre os diretores do Clube de Regatas Brasil, o CRB. O motivo da discórdia envolveu a escolha de datas para a realização de uma regata na Praia da Pajuçara patrocinada pelo prefeito de Maceió, à época, Joaquim Leão, que ofereceu o troféu para a competição.
Entre as festas mais tradicionais do Clube destaque para os bailes de Carnaval. O mais famoso deles foi o Baile dos Marujos, que acontecia no sábado de Momo, com todo mundo fantasiado de marujo.
O Baile dos Pedros, no período junino, também marcou época. Continuou a ser realizado até recentemente. O também saudoso baile Verde e Branco já tem data marcada para relembrar os bons e velhos tempos do Clube agora com uma casa mais moderna. Será no dia 20 de janeiro de 2024, com a banda Cidade Sorriso.
E mantando a tradição dos grandes bailes, o novo Iate Clube Pajussara já marcou a data para o seu primeiro baile inaugural. A grande noite de gala acontece no próximo dia 16 de setembro, sábado, às 21h, com abertura ao som do Grupo 6, e encerramento com a Banda Versátil. Os interessados em adquirir mesas podem se dirigir à secretaria do Clube, que está com pouquíssimas mesas disponíveis. Quem tiver interesse também em se associar pode buscar mais informações pelo telefone (82) 99128-3351.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos
-
5Final feliz
Padre é localizado com vida em Arapiraca