Cidades

TJ/AL e OAB discutem alternativas para dar mais celeridade aos processos das Turmas Recursais

Titularidade de juízes que atuam nesta área foi uma das propostas debatidas

Por Dicom TJ/AL 06/09/2023 17h50 - Atualizado em 06/09/2023 19h13
TJ/AL e OAB discutem alternativas para dar mais celeridade aos processos das Turmas Recursais
Tourinho discute celeridade de processos das Turmas Recursais com OAB Tourinho discute celeridade de processos das Turmas Recursais com OAB - Foto: Caio Loureiro / Dicom TJ/AL

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Fernando Tourinho, se reuniu nesta quarta (6) com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Alagoas (OAB), Vagner Paes e a Comissão de Juizados Especiais da OAB Alagoas para discutir alternativas para diminuir o volume e dar mais celeridade aos processos das Turmas Recursais. A criação de titularidade de juízes foi uma das propostas debatidas e acolhidas pelo Judiciário.

Vagner Paes explicou que tem acompanhado o trabalho das Turmas Recursais e dos Juizados Especiais e tem ficado preocupado com o volume de ações e a pouca celeridade nas demandas.

“Oficiamos o Tribunal pedindo essa reunião para discutir soluções e uma delas é a titularidade de juízes que atuam nas Turmas Recursais para dar mais efetividade aos processos dessa natureza. Por coincidência essa já era uma ideia que vinha sendo discutida pelos desembargadores e o Tribunal se mostrou aberto ao diálogo e já está buscando soluções que de fato podem trazer resultados em um breve espaço de tempo”, disse o presidente da OAB.

Na reunião, Tourinho se colocou sensível às demandas levadas pela Ordem dos Advogados do Brasil e explicou que muito já está encaminhado.

“Nós já temos a proposta da criação da 2ª Vara da Fazenda Municipal e estudos para o 2º Juizado da Fazenda. Também já está pronta para ser votado pelo plenário a transformação das Turmas Recursais em quatro juízes titulares para otimizar toda essa demanda que existe. Com relação aos juizados especiais, vamos tentar centralizar o máximo possível para tentar colocar uma competência por distribuição, salvo os casos que têm competência territorial”, explicou Tourinho.

Ele ainda enfatizou que várias alternativas estão sendo buscadas e que essa reunião foi o pontapé inicial para que as melhores soluções sejam implementadas.

“Pretendemos ter um melhoramento do duodécimo para o próximo ano e assim nomear mais juízes que já temos no quadro de reserva e além disso, fazer concurso de técnico para ajudar a atender todas essas demandas”, pontuou o presidente.

Participaram da reunião o corregedor-geral de Justiça, desembargador Domingos de Araújo, os juízes auxiliares da presidência, Lorena Sotto-Mayor e Rafael Casado; a presidente e a vice-presidente da Comissão de Juizados Especiais, Eliane Ferreira e Meire Peixoto, entre outros membros da OAB.

(Foto: Dicom TJ/AL)