Cidades
TJ/AL e OAB discutem alternativas para dar mais celeridade aos processos das Turmas Recursais
Titularidade de juízes que atuam nesta área foi uma das propostas debatidas

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Fernando Tourinho, se reuniu nesta quarta (6) com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Alagoas (OAB), Vagner Paes e a Comissão de Juizados Especiais da OAB Alagoas para discutir alternativas para diminuir o volume e dar mais celeridade aos processos das Turmas Recursais. A criação de titularidade de juízes foi uma das propostas debatidas e acolhidas pelo Judiciário.
Vagner Paes explicou que tem acompanhado o trabalho das Turmas Recursais e dos Juizados Especiais e tem ficado preocupado com o volume de ações e a pouca celeridade nas demandas.
“Oficiamos o Tribunal pedindo essa reunião para discutir soluções e uma delas é a titularidade de juízes que atuam nas Turmas Recursais para dar mais efetividade aos processos dessa natureza. Por coincidência essa já era uma ideia que vinha sendo discutida pelos desembargadores e o Tribunal se mostrou aberto ao diálogo e já está buscando soluções que de fato podem trazer resultados em um breve espaço de tempo”, disse o presidente da OAB.
Na reunião, Tourinho se colocou sensível às demandas levadas pela Ordem dos Advogados do Brasil e explicou que muito já está encaminhado.
“Nós já temos a proposta da criação da 2ª Vara da Fazenda Municipal e estudos para o 2º Juizado da Fazenda. Também já está pronta para ser votado pelo plenário a transformação das Turmas Recursais em quatro juízes titulares para otimizar toda essa demanda que existe. Com relação aos juizados especiais, vamos tentar centralizar o máximo possível para tentar colocar uma competência por distribuição, salvo os casos que têm competência territorial”, explicou Tourinho.
Ele ainda enfatizou que várias alternativas estão sendo buscadas e que essa reunião foi o pontapé inicial para que as melhores soluções sejam implementadas.
“Pretendemos ter um melhoramento do duodécimo para o próximo ano e assim nomear mais juízes que já temos no quadro de reserva e além disso, fazer concurso de técnico para ajudar a atender todas essas demandas”, pontuou o presidente.
Participaram da reunião o corregedor-geral de Justiça, desembargador Domingos de Araújo, os juízes auxiliares da presidência, Lorena Sotto-Mayor e Rafael Casado; a presidente e a vice-presidente da Comissão de Juizados Especiais, Eliane Ferreira e Meire Peixoto, entre outros membros da OAB.

Mais lidas
-
1Estudo
Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Teia de segredos!
Final explicado da série 'Cilada': crime e conspiração revelados
-
4Em Maceió
Justiça do Trabalho suspende cobranças da Cassi contra ex-funcionária do Banco do Brasil
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?