Cidades

Alunos da rede municipal aproveitam shows adaptados no Teatro Jofre Soares

Encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência ressalta compromisso da gestão com a diversidade e igualdade

Por Ascom Semuc 27/08/2023 20h41
Alunos da rede municipal aproveitam shows adaptados no Teatro Jofre Soares
Apresentação fez parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência - Foto: Secom Maceió

Um dia de celebração, inclusão e aprendizado tomou conta do Teatro Jofre Soares, localizado no Sesc Centro, na sexta-feira (25), quando alunos da rede municipal se reuniram para assistir a shows adaptados para diferentes tipos de deficiência. A iniciativa marcou o encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e destacou a dedicação da atual gestão em tornar a cidade mais inclusiva.

Com performances lúdicas e musicais, os alunos foram convidados a participar das apresentações em diversos momentos, com atenção às individualidades de cada um. “O músico chamava atenção para quando alguém estava fazendo alguma dancinha ou brincadeira na plateia, mostrando o valor disso”, ressalta a auxiliar de pessoas com autismo Ana Beatriz. Ela auxilia nos cuidados com o aluno Davi, que está dentro do Espectro Autista.

O evento foi divido em duas sessões, às 9h e 14h e contou com duas apresentações musicais em cada, e foi resultado da parceria entre a Secretaria Municipal Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semec) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A inclusão foi aflorada com a música, as crianças subiram no palco e puderam interagir com os artistas e entre eles, foi um momento muito rico”, declarou Tânia Vasconcelos, coordenadora de Educação Especial da Semed.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência discutiu questões de inclusão, acessibilidade e direitos, além de chamar a atenção da população em geral para o Setembro Verde, o próximo mês, que é dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência.