Cidades
Missa Solene de Nossa Senhora dos Prazeres reúne clero e fiéis na Catedral de Maceió
Procissão, à tarde, percorre ruas do Centro de Maceió em louvor à padroeira da cidade e Arquidiocese de Maceió
O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, presidiu a Missa Solene de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade e Arquidiocese de Maceió na manhã deste domingo (27), na Catedral, localizada no Centro. O bispo de Penedo, Dom Valdemir Ferreira, e dezenas de padres concelebraram a Eucaristia. Centenas de fiéis da capital e do interior participaram da celebração.
Dom Antônio acolheu todos os fiéis, o bispo de Penedo e todo clero arquidiocesano presente. O arcebispo também anunciou uma indulgência plenária durante a Missa. Por meio da bênção especial, o Catecismo da Igreja Católica ensina que os fiéis podem obter a remissão das penas temporais, sequelas do pecado.
Dom Valdemir Ferreira reforçou, durante a homilia, o tema central da festividade deste ano, “Maria, ícone perfeito da Igreja”, ressaltando a importância materna de Maria para os cristãos.
“A Igreja é gerada ao redor de uma mãe. Foi o próprio Jesus que disse a Maria aos pés da cruz: ‘eis aí teu filho’ e depois ao discípulo: ‘eis aí a tua mãe’. A partir daquele momento, o discípulo a levou para casa. Isso nós fazemos: levamos sempre Maria conosco para a nossa casa, para a nossa oração, missão e ela também caminha conosco como intercessora e advogada”, disse o bispo de Penedo.
Ele acrescentou que a Igreja aprende com Maria, no acolhimento e no servir: “Como a Virgem Maria, a Igreja é mãe, precisa ter as portas abertas e sair em missão. Maria nos inspira por ser grande missionária, continuadora da missão de Jesus e formadora de novos missionários. Ela nos encoraja e não esqueçamos: quem está perto de Maria, nunca estará longe de Jesus”.
A fiel Maria das Graças Ferreira é da Paróquia São Vicente de Paulo, no Graciliano Ramos, participa todos os anos da festividade e hoje esteve ao lado do marido Ednaldo Ferreira agradecendo por uma graça alcançada.
“É muito importante este momento porque é a padroeira da nossa cidade e todas as comunidades se reúnem para prestar esta homenagem. Hoje viemos agradecer a saúde do meu marido que esteve doente e por todos os doentes que conheço e visito”, partilhou Maria.
A celebração teve a animação litúrgica do Coro Masculino Arquidiocesano. Movimentos, pastorais, religiosos, autoridades municipais e estaduais também participaram da Missa, assim como uma multidão de fiéis por meio da transmissão ao vivo do canal da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió.
A programação segue com Missa ao meio-dia e às 15h também na Catedral. Na sequência a tradicional procissão percorrerá as ruas do Centro com o andor da padroeira e será encerrada com a última Missa da festividade. A celebração será campal no Centro Cultural Dom Santino, na Rua Barão de Anadia.
Mais informações no site www.centenarioarqmaceio.com.br e nas redes sociais @arqdemaceio.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial