Cidades
Sebrae traz Mundo Bita e Menos 1 Lixo para a Bienal do Livro
Chaps Melo e Fê Cortez contaram suas trajetórias como empreendedores à frente das duas iniciativas
A programação que o Sebrae Alagoas preparou para apresentar na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas teve auditórios lotados e muita tietagem. O criador do Mundo Bita, Chaps Melo, trouxe uma palestra falando de sua experiência no empreendedorismo, que começou logo após o nascimento de sua primeira filha, em 2011. Ele relatou a importância de eventos como a Bienal, que aproximam os autores dos seus públicos.
“Para mim é uma satisfação ter construído esse legado, junto com meus sócios, sem precisar sair da nossa região. Quem vê hoje o Mundo Bita não faz ideia dos percalços que passamos. Foram anos de trabalho e nenhum lucro até aprendermos como fazer. Começamos com um aplicativo que não nos deu nenhum retorno financeiro. Recebemos vários nãos até chegarmos à Sony Music que estava buscando um conteúdo totalmente novo voltado para crianças. Fechamos também com a Discovery Kids, que apresentava nossos clipes nos intervalos da programação”, apontou.
Chaps Melo lembra que o grupo precisou muito estudo e pesquisa para aprender a conceber e criar aplicativos, músicas, animações, peças de teatro e até série de TV. Hoje o Mundo Bita virou conteúdo de entretenimento, conta com mais de 100 músicas e mensalmente lança novo conteúdo.
Além dos conteúdos de animação, há o Show do Bita, Rádio Bita em parceria com diversos artistas renomados como Lulu Santos, Alceu Valença, Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Emicida, Nando Reis, Ivete Sangalo, Milton Nascimento e Gilberto Gil, além de peça de teatro e licenciamento de produtos. “Tivemos que ter muita persistência e estudo, mas hoje vemos que fazer conteúdo educativo é economicamente viável”, defendeu.
Menos 1 Lixo
A programação do Sebrae também contou com a palestra da maior influenciadora do país no tema de sustentabilidade e autora do livro “Homo Integralis – uma nova história possível para a humanidade”, Fê Cortez. Ela tratou do seu projeto “Menos 1 lixo”, que foi criado com a inquietação da ambientalista diante do descaso com a emergência climática e a desconexão das pessoas com o meio ambiente.
“O meio ambiente é tudo o que nos cerca. Meu objetivo é levar conhecimento sobre a emergência climática de forma simples, acessível e de modo que todos possam entender usando as plataformas digitais, mostrando o chamado mito da separação e a verdade da interdependência, de que precisamos estar integrados com a natureza”, disse ela.
Cortez disse ainda que os empreendedores também precisam entender que o hábito de compra e consequente decisão dos empreendedores mudou e eles passaram a levar em consideração outro importante elemento: a sustentabilidade. “Quem atende o ESG consegue ser mais competitivo no mercado e, cada vez mais, a tendência é que essa exigência aumente não somente da parte dos consumidores, mas até para conseguir crédito nas instituições”, avisou.
Fê Cortez contou com detalhes sua própria trajetória como empreendedora. Além de palestrante e escritoras, ela criou uma linha de copos sustentáveis, na luta contra o uso indiscriminado de produtos descartáveis fabricados com plásticos.
“O prejuízo para o planeta é incalculável e não se trata mais de uma questão que precisa ser resolvida para preservar o futuro. As consequências nefastas da produção e do descarte irregular de lixo afeta a vida de todos no presente. Se não fizermos algo agora, entramos em um caminho sem volta de degradação ambiental”, alerta.
Mais lidas
-
1Vem aí!
Quando Bahar descobre que Sarp está vivo em 'Força de Mulher'?
-
2Enquete!
Camila, Sacha e Yuri na Roça: quem vai sair de A Fazenda 16?
-
3Tragédia
Acidente em rodovia de Pernambuco deixa dois alagoanos mortos
-
4Quebrou o pescoço
Jovem morre após perder o controle da moto em Arapiraca
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?