Cidades
Projeto VaLER a Pena entrega mais de 200 mil livros e transforma hábitos de alunos
Primeira edição do projeto entregou kits literários a todos os 54.705 estudantes da rede municipal de ensino
Mais de 200 mil livros já foram distribuídos este ano pela Prefeitura de Maceió aos 54.705 estudantes da rede municipal de ensino. A ação faz parte da primeira edição do projeto VaLER a Pena, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa pioneira busca incentivar a leitura, e tem trazido benefícios e mudado os hábitos dos alunos. Além de revelar talentos na produção textual dentro das unidades escolares da capital alagoana.
Entre maio a junho de 2023, a Semed distribuiu 218.280 mil exemplares literários. Cada estudante recebeu um kit com quatro livros de diferentes gêneros e levou para a casa para estimular a leitura entre o aluno e a família. O material foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Maceió.
Na Educação Infantil foram beneficiadas 11.142 crianças; no Ensino Fundamental foram 37.563 estudantes; e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), 6 mil alunos ganharam livros.
Um desses alunos foi Luiz Davi Nascimento, de 11 anos. Levar os livros para casa mudou a rotina dele que está no 5°ano da Escola Municipal Maria José Clemente, no Benedito Bentes. Ele trocou as telas do celular e da televisão para folhear os exemplares.
A mãe do aluno, Edvania Maria da Silva, conta com alegria como foi a chegada do filho após ganhar os livros. “Ele chegou em casa e foi logo lendo. Eu pedi pra ele tirar a roupa e tomar banho, mas ele disse que ia ler mais um pouco. Isso me deixou muito orgulhosa, ver que ele estava todo feliz, dizendo que queria aprender mais a ler e deixando o telefone de lado. Ele nem quis tocar no telefone, passou o resto da tarde e a noite sem pegar no telefone e sem assistir TV”, afirmou a dona de casa.
O menino ganhou os livros Maluquinho por Esporte, A Coragem das Coisas Simples, O Sítio no Descobrimento e Aconteceu na Escola. Luiz Davi fala com qual título mais se identificou: “Eu amei ganhar esses livros. Eu amei todos, mas o que mais gostei foi o Maluquinho por Esporte, eu me apaixonei, porque eu amo muito futebol e esporte. E eu aprendi mais a ler com esses livros e não mexer no celular e assistir televisão”.
Além de deixar a tecnologia de lado, a mãe do aluno destaca outras mudanças na rotina do filho.
“Ele quer ler tudo, é algo surreal mesmo, até uma Bíblia pediu de presente, ganhou e gostou muito. Tudo o que está acontecendo é muito emocionante e gratificante. Espero que meu filho continue sempre assim com essa força de vontade de ler e com a ajuda da escola”, destacou Edvania.
Entrega dos kits
Para a distribuição dos livros, todas as unidades da rede pública municipal de ensino de Maceió realizaram um "Dia D da Leitura". Na ocasião, a comunidade escolar se reuniu em uma festa literária com contação de histórias e mediação de leitura, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos com o texto literário.
Os trabalhos foram compostos pelos próprios alunos, como cordéis, poesias, paródias, tudo em prol do incentivo à leitura, além da produção textual. O resultado dessas atividades foi socializado com o corpo pedagógico das unidades escolares, pais e responsáveis dos alunos.
Na escola onde Luiz Davi estuda são 287 alunos do 1°ao 5° ano. A diretora Júlia Márcia Vieira conta como foi o Dia D da Leitura na Escola Maria José Clemente. “O dia da entrega dos livros foi um dia lindo. Convidamos o Tiago Mochileiro para estar conosco na escola. As crianças tiveram um despertar maior ainda, a ponto de chegarem em casa e quererem ler logo os livros, para na segunda-feira contarem a história que leram”, pontuou a diretora.
A iniciativa
O projeto VaLER a Pena foi idealizado pela professora e coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed, Simone Souza. Além de despertar o gosto pela leitura, a proposta visa minimizar os prejuízos ao ensino e aprendizagem causados pela pandemia da Covid-19.
O projeto surgiu da necessidade de levar a leitura de forma prazerosa para dentro das escolas e comunidades. A escolha dos títulos, levando em consideração a faixa etária das modalidades de ensino, foi feita pela gestão educacional da Rede.
“O Projeto VaLER a Pena se constitui uma importante ação de fortalecimento de letramento literário por meio da entrega dos livros de literatura, com o objetivo de ampliar a visão crítica dos sujeitos envolvidos, além de estreitar os vínculos nas famílias”, concluiu Simone.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas