Cidades

Escola Municipal no Benedito Bentes se destaca no preparo das refeições

Depois de adquiridos, alimentos são organizados e preparados de forma a evitar desperdícios e garantir o sabor

Por Jamerson Soares / Ascom Semed 12/08/2023 16h20 - Atualizado em 12/08/2023 17h29
Escola Municipal no Benedito Bentes se destaca no preparo das refeições
Com um sorriso no rosto, estudante Igor Gabriel, 9 anos, afirmou que gosta da merenda oferecida pela escola - Foto: Thony Nunes / Ascom Semes

A Escola Municipal Petrônio Viana, localizada no Benedito Bentes, se destaca, entre outros pontos, pela gestão e qualidade da merenda escolar servida para os cerca de 484 alunos, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Sob a orientação da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), são formadas equipes capacitadas para planejar, separar, organizar e distribuir os alimentos da agricultura familiar e demais produtos que fazem parte do cardápio nutricional das unidades escolares.

Segundo a diretora da Escola Municipal Petrônio Viana, Janete Gomes Alcântara, que há 15 anos é servidora da rede pública municipal de ensino, o cardápio enviado pela Semed é seguido pela unidade escolar, com algumas variações e adaptado de acordo com a necessidade dos alunos. “Com os recursos destinados, adquirimos os produtos alimentícios, em grande quantidade todo mês, e eles são contabilizados, higienizados e organizados para serem devidamente guardados na cozinha da unidade”, contou Janete, destacando que a organização é o primeiro passo para garantir a qualidade dos itens da merenda.

Antes mesmo do horário das aulas, é servido o desjejum, que consiste no preparo de uma alimentação saudável ou na distribuição de uma fruta aos estudantes que não conseguiram ter, em casa, sua primeira refeição do dia. Logo depois, às 9h, é servida uma refeição reforçada, geralmente arroz com frango ou macarrão com carne, acompanhada de suco de abacaxi ou alguma fruta.

"A gente faz o possível para apresentar um lanche saudável, bem preparado pelas nossas merendeiras. Quando o cardápio é enviado pela Nutrição da Semed, a gente deixa uma cópia aqui na cozinha. Também temos o hábito de, todos os dias, contar quantos alunos vêm para a aula, porque com isso evitamos desperdício. Tem dado certo!", prosseguiu a diretora, lembrando que a unidade tem sido cuidadosa para contemplar todas crianças o máximo possível.

"Muitas crianças só têm aqui na escola a única refeição no dia. Todos nós, todos os professores são voltados para aquela criança mais carente. A gente pergunta se ela comeu ou não e, caso a resposta seja negativa, sempre damos alguma coisa, como um leite, até a hora do lanche. Costumamos dizer que oferecemos uma merenda de amor. Ver que o aluno gosta de tudo é gratificante, é tudo pra gente", disse Janete. A diretora enfatizou ainda que nunca faltou recursos para a aquisição da merenda na escola, e os produtos alimentícios adquiridos pela escola sempre são suficientes para todo o mês.

Durante a entrevista, um pequeno estudante veio até a equipe de reportagem e abraçou um dos colaboradores da unidade escolar, afirmando que o cardápio do dia parecia uma "bolsa do amor". Outro aluno, Igor Gabriel dos Santos Lopes, de nove anos, disse que a merenda estava nota 10: "Achei a comida boa! Comi macarrão, verdura, carne. Dou nota 10. Meu prato favorito é arroz com frango, porque acho frango gostoso".

Já David Thiago dos Santos Arruda, de 8 anos, comentou sua felicidade com o que vem sendo ofertado na escola. "Acho muito bom comer aqui, me sinto feliz de comer aqui, porque a comida é boa. Minha comida favorita é arroz com frango e sopa. Gosto mais desse arroz porque tem frango", declarou.

De acordo com a merendeira da escola, Rivânia dos Santos Lima, que há 14 anos põe amor e técnica nas receitas, todos os produtos advindos da agricultura familiar são de boa qualidade.