Cidades
MPF e conselho estadual discutem panorama dos direitos LGBTQIAP+ em Alagoas
Reunião de aproximação visa debater políticas públicas inclusivas e enfrentamento da discriminação
Na manhã desta segunda-feira (7), o Ministério Público Federal (MPF) promoveu uma reunião de aproximação com Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECD/LGBT), a fim de buscar informações sobre o atual panorama enfrentado pela comunidade LGBTQIAP+ no Estado de Alagoas.
A reunião, realizada na sede do MPF e coordenada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Bruno Lamenha, contou com a participação de José Sebastião de Farias, presidente do CECD/LGBT e representante da organização "Somos LGBT" do município de Arapiraca, e Robério, membro do conselho e representante da Central de Movimentos Populares.
No encontro, os membros do conselho apresentaram ao MPF a situação atual de funcionamento da instituição e a ausência de conselhos municipais em Alagoas, sendo explicado que apenas Maceió, Arapiraca e Campo Alegre possuem conselhos LGBT. Bruno Lamenha questionou sobre a relação da comunidade com a segurança pública, acesso a políticas públicas, inclusive o respeito ao nome social e sua inclusão em documento de identificação oficial.
Com ênfase na busca por políticas públicas inclusivas, especialmente voltadas para as minorias políticas, os participantes discutiram demandas e desafios enfrentados por essa comunidade em diversas esferas, como saúde, emprego e segurança pública.
O presidente do CECD/LGBT convidou o procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Bruno Lamenha, a participar da 14ª Parada Gay de Arapiraca, agendada para o dia 24 de setembro. O evento, que contará com uma programação diversificada de 18 a 24 de setembro, promete ser um momento de celebração e conscientização sobre as questões LGBTQIAP+.
"Pretendo realizar mais encontros como este. É importante que as minorias políticas no Estado de Alagoas saibam que têm uma porta aberta no MPF. A reunião de hoje foi muito importante para termos uma melhor ideia dos desafios que são enfrentados pela comunidade LGBTQIAP+", destacou Bruno Lamenha.
Mais lidas
-
1Facadas
Mulher confessa homicídio do companheiro em Rio Largo
-
2Magia
Após 28 anos, Internacional Circo Kroner retorna a Maceió com estreia dia 9 de janeiro
-
3Grande Maceió
Três suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar durante operação em Rio Largo
-
4Farol
Carreta atinge carro de passeio após avançar sinal vermelho na Avenida Fernandes Lima
-
5Ano Novo
Orla do Pilar registra triplo homicídio na madrugada de Réveillon



