Cidades
Pixaim recebe energia elétrica pela primeira vez
Projeto da Equatorial garante qualidade de vida a comunidades isoladas como o povoado, localizado no município de Piaçabuçu

A comunidade quilombola Pixaim, localizada em Piaçabuçu, no extremo sul de Alagoas festejou, na última terça-feira, dia 1° de agosto, a chegada da energia elétrica nas 43 casas que formam o povoado. Além disso, cada uma das residências ganhou uma geladeira doada pela Equatorial Alagoas.
As ações fazem parte do projeto E+Comunidades Solares e mudaram, para sempre, a vida das famílias que vivem às margens do Rio São Francisco e, até então, viviam sob a luz do candeeiro.
A exemplo da família do Eduardo que, pela primeira vez, pode beber um copo de água gelado, por exemplo.
Ele sustenta a família, formada pela esposa e três filhos, com o dinheiro da venda da pesca.
“Às vezes, perdia meu peixe todinho. Nem sempre tinha dinheiro para comprar gelo. Minha esposa salgava o que a gente consumia, mas para vender não dava para salgar”, explicou.
Sem lâmpada
A maioria das crianças da comunidade nunca havia visto um simples desenho animado. Sem energia elétrica, as pessoas não tinham nem porquê terem um aparelho de TV em casa. Eduardo foi um dos que começou a juntar o dinheiro que podia para comprar um aparelho de TV assim que soube que a Equatorial ia realizar o sonho do povoado: instalar energia.
A quilombola Maria Francisca dos Santos, 60 anos, estava visivelmente emocionada.
Com um terço nas mãos, ela agradecia a oportunidade de ainda estar viva para ver a energia elétrica chegar na sua comunidade.
“Sou católica, mas achava que ia morrer antes de ter esse sonho realizado. Vou fazer minhas orações agora com uma lâmpada, com energia e não ficar somente procurando a luz da lua”, concluiu.
A comunidade que não tinha sequer uma lâmpada elétrica em casa, salgava os alimentos em uma tentativa de fazer a comida não estragar tão facilmente e compensar a falta da praticidade ofertada pela energia elétrica.
O povoado Pixaim foi beneficiado com energia de fonte limpa e sustentável por meio de sistemas fotovoltaicos – placas solares que transformam a luz do sol em eletricidade.
O sistema é composto por uma estrutura metálica e funciona através de baterias de última geração, que armazenam essa energia e permite a disponibilidade de luz de forma ininterrupta o ano inteiro.
Acesso à energia limpa e sustentável
Oprojeto E+Comunidades Solares faz parte de um dos compromissos do Grupo Equatorial Energia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre os objetivos está o de garantir acesso à energia limpa e sustentável. A iniciativa global reúne empresas engajadas na realização de ações que visam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.
O projeto E+Comunidades Solares foi lançado pelo Grupo Equatorial em 2017. Desde então, já foram realizadas cerca de 20 mil ligações, beneficiando mais de 80 mil famílias nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Amapá e Alagoas. Um investimento que soma mais de R$ 700 milhões.
O evento contou com a presença de representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), prefeitura de Piaçabuçu e ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
A secretaria de Assistência Social da prefeitura de Piaçabuçu, Suzane Araújo, mencionou a importância histórica proporcionada pela Equatorial ao povoado.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo