Cidades
Feijoada da Baiana, eleita melhor feijoada de Maceió, é a principal referência da culinária no mercado público do Jaraguá

Nos anos 50 a cozinha popular alagoana surgiu com o famoso prato Camarão Bar das Ostras, que nos anos seguintes ganhou fama e conquistou espaço em restaurantes de renome em Maceió. A partir do ano de 2000, surgiram restaurantes e chefs que tornaram a gastronomia alagoana referência em todo o Brasil. Com isso, os espaços de culinária popular também ganharam repercussão. Um desses espaços é o Mercado Público de Jaraguá, localizado no histórico bairro, que além de abrigar lojas da economia solidária, abriga restaurantes tradicionais, onde a feijoada se tornou a maior especialidade.
Neste espaço popular, o Recanto da Baiana, comandada por Josefa dos Santos Silva, a famosa Baiana, nascida na cidade de Santa Brígida, sertão baiano, e que chegou em Maceió como doméstica, onde aperfeiçoou o talento culinário, recebeu recentemente o título de melhor feijoada de Maceió. O título faz referência, sobretudo, porque a feijoada da Baiana é a mais brasileira possível, onde a receita tradicional, com feijão preto, charque, calabresa, toucinho, pé de porco e bacon, é mantida rigorosamente. Além disso, a gostosura vem escoltada por arroz, torresmo, farinha e couve. Porção para uma, duas ou três pessoas, todas bem servidas.

Mas a Baiana tem uma história de vida de muitas batalhas desde que chegou em Maceió. Depois de suas primeiras experiências com a cozinha da casa dos outros, apareceu a primeira oportunidade de trabalhar no escritório de uma usina no bairro do Jaraguá. No seu trajeto de casa para o trabalho, viu que tinha um quiosque vazio no Mercado de Jaraguá e, junto com a irmã, abriu o Recanto da Baiana, onde vendia sopas e lanches.
Todo dia tem feijoada e o café regional também com opções de carne (galinha, carne bovina, sarapatel, filé de frango e fígado de boi), com macaxeira ou inhame, pão, café e leite. Mas quem deseja um carneiro guisado, charque ou carne de sol no sistema à la carte também tem. E assim, lá se vão 20 anos de muita comida boa.
Ter ficado em primeiro lugar na categoria Melhor Feijoada, na primeira edição do Festival Gastronômico de Maceió, realizado recentemente, é o reconhecimento de mais de 20 anos de luta pela boa comida. A competição foi organizada pela Prefeitura de Maceió em parceria com a jornalista Nide Lins. A votação popular foi realizada entre permissionários dos mercados do Jaraguá, Artesanato e Produção. Em cada categoria, havia três concorrentes ao prêmio. A empreendedora ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Feijoada. Pois bem. Se você tiver interesse em degustar a feijoada premiada, é só comparecer ao Mercado Público de Jaraguá.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo