Cidades

Nova diretoria do Sindjornal toma posse no Centro de Inovação

Evento contou com a presença de centenas de profissionais da comunicação alagoana

Por Rívison Batista 26/07/2023 21h53 - Atualizado em 27/07/2023 09h58
Nova diretoria do Sindjornal toma posse no Centro de Inovação
Posse da diretoria aconteceu na noite desta quarta no Jaraguá - Foto: Edilson Omena

Aconteceu, na noite desta quarta-feira (26), a posse da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) para o triênio 2023 – 2026. O evento aconteceu no Centro de Inovação no bairro do Jaraguá, em Maceió, e contou com a presença de centenas de profissionais da comunicação alagoana. Além da posse da nova diretoria, o evento também teve uma mesa redonda onde profissionais convidados pelo sindicato debateram sobre os desafios do jornalismo.

O presidente do Sindjornal, Alexandre Lino, afirmou que o sindicato está preparado para enfrentar os desafios que tem pela frente. “O jornalismo, hoje, enfrenta uma crise no mundo digital, a gente disputa espaço com o mundo digital, então a gente precisa estar preparado para enfrentar essa nova realidade. A gente enfrenta uma crise do pós-greve, de como acompanhar as mudanças que aconteceram no nosso mercado devido à greve. Uma crise pós-pandemia, pois a pandemia mudou o jeito de fazer jornalismo. Eu conversei com um colega que trabalha aqui [Alagoas], mas é para uma empresa de São Paulo. Então, eu tenho que fazer o sindicato chegar até ele, para o profissional ficar mais fortalecido e que ele entenda que o sindicato está aqui para contribuir com ele, para fortalecer o elo dele com o sindicato. A gente vai trabalhar nesse sentido”, afirmou o presidente.

O presidente do Sindjornal, Alexandre Lino - Foto: Edilson Omena



Alexandre Lino também afirmou que o sindicato tem um planejamento para realizar eventos e premiações de jornalismo em breve. “Também estamos retornando com as qualificações continuadas. Nesta semana, a gente já teve uma em parceria com a Secom [Secretaria de Comunicação] do Estado. E a palavra vai ser essa: parceria. Trabalhando junto, para fazer crescer. Eu acho que essa palavra deve estar bem evidente nos nossos dias. Eu quero poder contar com todos vocês”, disse Lino.

O secretário geral do Sindjornal, Erick Maia - Foto: Edilson Omena



O secretário geral do Sindjornal, Erick Maia, afirmou que o sindicato quer que a categoria enxergue que ser jornalista tem o seu devido valor. “A gente quer que o jornalista se enxergue de novo protagonista na sociedade. A gente quer que o profissional se sinta de novo valorizado por desempenhar um papel que é fundamental no exercício da democracia. Foi uma profissão que foi muito atacada nos últimos quatro anos. Uma das metas dessa gestão é fazer com que o jornalista observe o mercado com outros olhos. A exemplo do que a gente vai fazer hoje. A gente trouxe um palestrante da Agência Pública, que é a Marina Dias, que vai fazer aqui uma perspectiva de como o jornalismo independente deve se preparar para acontecer. A gente tem aqui a Graziela França, da Agência Tatu, que faz um trabalho independente de assessoria de dados, e também tem o Carlos Madeiro, colunista do UOL. Essas pessoas vão mostrar a nossa categoria que há uma forma de enxergar o jornalismo além das grandes redações”, disse Maia.

Com vinte anos no exercício da profissão de jornalista, Alexandre Lino destacou, durante o ato de posse, que este é mais um momento histórico porque a categoria terá uma gestão que irá dialogar, construir propostas, realizar ações e defender pautas salariais e de inovação para o mercado de trabalho. O jornalista sucede Izaias Barbosa, que foi eleito em duas oportunidades para comandar o Sindicato.

“É um momento histórico, de muita satisfação e alegria para todos que construíram essa caminhada para que hoje estejamos tomando posse para presidir o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas”, disse o presidente.