Cidades

Copa feminina: servidores terão ponto facultativo

Brasil joga na segunda e funcionário público federal e estadual terão folga na hora do jogo; prefeitura vai decidir

Por Valdete Calheiros - com agências com Tribuna Independente 20/07/2023 09h01
Copa feminina: servidores terão ponto facultativo
Geyse Ferreira e Rainha Marta juntas na Copa do Mundo trazem um gosto especial aos alagoanos - Foto: Reprodução

O governo do Estado seguiu a mesma decisão tomada, no início da semana, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de decretar ponto facultativo em dias de jogos do Brasil pela Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023, mas a Prefeitura de Maceió ainda não decidiu se irá ou não decretar o ponto facultativo. Segundo a assessoria, a Secretaria de Gestão deverá se pronunciar hoje.

Essa é a primeira vez na história da Copa Feminina de Futebol que os governos federal e estadual decretaram ponto facultativo nos dias em que as jogadoras estivem em campo, na disputa pela bola.

A Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023 começa hoje. A bola vai rolar no estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, entre Nova Zelândia e Noruega, às 16 horas (horário de Brasília) logo após a cerimônia de abertura.

Duas alagoanas

Em Alagoas, o maior evento de futebol feminino do planeta terá um gostinho especial. Além de ter duas jogadoras na Seleção – a Rainha Marta e a também atacante Geyse Ferreira – o governador Paulo Dantas (MDB) decretou ponto facultativo aos servidores estaduais e destacou a valorização das mulheres e a isonomia com a seleção masculina.

Apesar de a Copa ser iniciada hoje, os brasileiros irão aguardar mais alguns dias para vestirem a camisa verde e amarela. A seleção feminina brasileira vai entrar pela primeira vez em campo na próxima segunda-feira, dia 24, para enfrentar o Panamá, às 8 horas (também horário de Brasília). As jogadoras estão sob a liderança da sueca Pia Sundhage,

A seleção, que está no Grupo F, volta a jogar nos dia 29 de julho e 2 de agosto, respectivamente contra França e Jamaica, ambos os jogos as 7 horas. A seleção campeã será apresentada ao mundo no dia 20 de agosto, data do último jogo. A Austrália também sediará o torneio.

A cerimônia será marcada pelo show da cantora neozelandesa Benee e da rapper australiana Mallrat. São elas as donas do hit da Copa do Mundo Feminina, a música chamada “Do it again” (Faça novamente, em português).

Durante a abertura do mundial feminino, também será apresentado ao público o tradicional ritual maori haka, para dar as boas-vindas aos visitantes e apresentar a cultura local.

O Eden Park é o estádio de maior capacidade da Nova Zelândia, com espaço para 50 mil espectadores. Construído em 1900, o local costuma receber partidas de rúgbi e cricket, esportes tradicionais no país. Serão disputados no estádio jogos não só da fase de grupos, mas também das oitavas, quartas e semifinal do Mundial.

O benefício do ponto facultativo não foi estendido aos trabalhadores da iniciativa privada. Cabendo, portanto, a cada empregador deliberar sobre como será a rotina de trabalho durante os jogos da seleção brasileira feminina.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel), afirmou que os estabelecimentos irão funcionar normalmente.

Assim como a Associação Aliança Comercial de Maceió que também disse que as lojas do Centro funcionarão normalmente, no horário habitual.

Os servidores públicos federais que se beneficiarem com o ponto facultativo vão compensar, posteriormente, as horas não trabalhadas nos dias de jogos do Brasil. A compensação das horas não trabalhadas será no período de 1º de agosto a 29 de dezembro de 2023.

Em dias de jogos, regras são as mesmas do Mundial masculino

O ponto facultativo nos jogos da seleção feminina segue a mesma medida adotada nos jogos da Copa do Mundo de futebol masculino.
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atende demanda da ministra do esporte, Ana Moser, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira. A atual ministra disputou três edições dos Jogos Olímpicos: Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996 e conquistou a a medalha olímpica, a primeira do vôlei feminino, justamente em sua última participação.

Nos dias de partidas dos jogos do Brasil, os funcionários públicos federais e estaduais que optarem por ver a disputa fora do expediente terão até duas horas, após o apito final, para chegarem aos respectivos locais de trabalho.

O decreto vale para administração direta, autarquias e fundações, na primeira fase da competição. Nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente se iniciará às 11h, horário de Brasília. Nos dias em que os jogos forem às 8h, o a jornada começará às 12h.

É a primeira vez que o evento será realizado no Hemisfério Sul. Essa é a maior Copa Feminina de todos os tempos, porque será a primeira edição com 32 países participantes. Antes eram 24 seleções. O formato será igual ao do torneio masculino: oito grupos de quatro países, em que os dois primeiros se classificam para as próximas fases, de mata-mata.

Geyse Ferreira

Natural de Maragogi, Geyse Ferreira, de 27 anos, foi convocada para a seleção brasileira de futebol feminino. Ela foi revelada na equipe da União Desportiva e atualmente joga como atacante pelo Fútbol Club Barcelona, na Espanha. Já atuou no Corinthians, Madrid CFF e Benfica.

Rainha Marta

A eterna rainha do futebol, nascida em Dois Riachos, interior alagoano, vai disputar mais uma Copa, aos 37 anos de idade. Essa edição do maior evento de futebol do planeta marca a despedida de Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa – Federação Internacional de Futebol. O Brasil, país do futebol, nunca venceu a Copa Feminina. O Mundial chega à 9ª edição nesta quinta-feira, dia 20.