Cidades

AL tem 6.880 pessoas afetas pelas chuvas entre desabrigados e desalojados

Maceió é o município com maior número de afetados, 1.627 até a manhã desta quarta-feira (12)

Por Tribuna Hoje 12/07/2023 15h42 - Atualizado em 12/07/2023 16h07
AL tem 6.880 pessoas afetas pelas chuvas entre desabrigados e desalojados
Boletim foi atualizado e divulgado na mahã de hoje - Foto: Secom Alagoas

A Defesa Civil de Alagoas divulgou na manhã desta quarta-feira (12) a atualização do número desabrigados e desalojados no estado. Segundo o órgão, são atualmente 6.880 pessoas afetadas pelas chuvas que atingiram o Estado no ultimo fim de semana. Do número, 324 estão desabrigados e 3585 desalojados nos municípios alagoanos.

Maceió é a cidade mais afetada segundo a coordenação da Defesa Civil. Até hoje, são 1.627 pessoas ainda fora de suas casas, sendo 1.511 desabrigados e 116 desalojados.

A grande maioria das cidades afetadas seguem fazendo a contabilização dos estragos, muitas famílias já voltaram para suas residências. Como parte das medidas emergenciais, o governo de Alagoas, juntamente com ministros do Governo Federal, anunciaram, na última terça-feira (11), uma série de medidas para a população.

Entre as ações, estão um auxílio no valor de R$ 800 para cada afetado, antecipação do Bolsa Família e liberação do FGTS para população das cidades afetadas que decretaram situação de emergência.

Também foi divulgado ajuda para os trabalhadores rurais afetados pelas chuvas. O ministro Wellington Dias anunciou a possibilidade de financiamento especial, por meio do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no valor de R$ 4,6 mil por família.

Esses recursos serão destinados aos agricultores que perderam suas safras em consequência das chuvas. Este valor não são reembolsáveis, ou seja, o trabalhador não precisa devolver o dinheiro para o governo.

Veja abaixo os dados atualizados por cidades: