Cidades

Nível de rios deve aumentar nas próximas horas com risco de mais transbordamentos

Alagoas está em alerta, devido ao volume de chuva que tem caído em todo o estado

Por Tribuna Hoje com assessorias 08/07/2023 10h17 - Atualizado em 08/07/2023 17h45
Nível de rios deve aumentar nas próximas horas com risco de mais transbordamentos
Municípios alagoanos foram afetados pelas fortes chuvas e enchentes em 2022 - Foto: Edilson Omena / Arquivo

Alagoas está em alerta, devido ao volume de chuva que tem caído em todo o estado. Desde que foram emitidos os primeiros boletins com previsão de chuvas fortes, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Defesa Civil Estadual e demais órgãos estão com suas equipes de prontidão, fazendo o monitoramento contínuo, emitindo balanços sobre a situação no estado, e prontas para agir em qualquer situação emergencial que possa ocorrer.

A Sala de Alerta da Semarh-AL informou, neste sábado (8), que a situação de rios e lagoas, com elevações do nível da água e transbordamentos. O relatório é da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN).

Os rios Mundaú e Jacuípe já transbordaram nessa sexta-feira, 7, e afetaram moradores de alguns municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata de Alagoas. A população de Rio Largo, inclusive, pode enfrentar problemas devido a cota de transbordo que deve ser atingida em parte do dia.

Também há risco de transbordamento dos rios São Miguel, Santo Antônio, Camaragibe, Manguaba, Tatuamunha e Paraíba, como também, a Lagoa Manguaba. 

Veja abaixo a situação de cada um:

Rio Mundaú

O nível do rio Mundaú e de seus principais afluentes nas cabeceiras ultrapassaram as respectivas cotas de transbordamento nos municípios de União dos Palmares, Murici,Branquinha, Rio Largo e São José da Laje durante a noite de sexta-feira (07/07/2023). A tendência é de elevação nas próximas horas, podendo atingir a cota de transbordo no município de Rio Largo;

Lagoa Manguaba

A Lagoa Manguaba perdeu sua oscilação natural e passou a elevar seu nível. A tendência é de transbordo na madrugada deste sábado (08/07/2023);

Rio Jacuípe

O nível do rio Jacuípe ultrapassou a cota de transbordamento nos municípios de Jacuípe e Colônia Leopoldina às 16h00 de sexta-feira (07/07/2023). A tendência nas próximas horas é de estabilização, porém com necessidade de monitoramento contínuo dos respectivos municípios;

Rio São Miguel

O rio São Miguel apresenta pontos de elevação desde a tarde de sexta-feira (07/07/2023). Há necessidade de atenção e acompanhamento dos municípios a jusante, com atenção especial a São Miguel dos Campos;

Rios Santo Antônio, Camaragibe, Manguaba e Tatuamunha


Os rios Santo Antônio, Camaragibe, Manguaba e Tatuamunha estão em elevação com pontos de transbordamento na noite de sexta-feira (08/07/2023). Há necessidade de atenção e acompanhamento dos municípios banhados pelos respectivos rios;

Rio Paraíba

O Rio Paraíba apresenta pontos de elevação atingindo cotas de atenção nos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa e Atalaia durante a madrugada deste sábado (08/07/2023). Há necessidade de atenção e acompanhamento dos municípios banhados pelo rio durante este sábado (08/07/2023), pois há risco de transbordamento nas primeiras horas da manhã do sábado.

"Com a previsão de chuva para as próximas 48 horas, faz-se necessário a continuidade da atenção para os rios do Estado de Alagoas", reforçou o alerta.

Rios Jacuípe e Mundaú seguem com "nível de alerta cheia" - O Boletim do Sistema de Alerta dos Níveis dos Rios mostrou, às 7h deste sábado, que o nível de alerta cheio (de cor vermelha) fez a cidade de Jacuípe superar 600cm, e a tendência é de aumento nas próximas horas.

Em União dos Palmares, o Rio Mundaú já ultrapassou 800cm, enquanto em Murici, 700cm, e a previsão é de que o nível continue em elevação. Já em São José da Laje e em Paulo Jacintinho, a tendência é de diminuição do nível, mas neste momento, segue em alerta vermelho.

Os órgãos estaduais e municipal trabalharam para dar auxílio aos moradores das cidades e mais decretos de situação de emergência devem ser divulgados no decorrer do dia.