Cidades

Sindav solicita atuação de Secretaria no combate a agenciadores dentro do órgão

Advogados denunciaram que clientes estão sendo orientados a não obterem assistência jurídica e/ou encaminhados a outros escritórios de advocacia

Por Assessoria 05/07/2023 14h38
Sindav solicita atuação de Secretaria no combate a agenciadores dentro do órgão
SINDAV se reune com SEMDES sobre combate a agenciadores dentro do órgão - Foto: Divulgação

Após relatos e denúncias de advogados em que clientes estavam sendo orientados por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), de Maceió, a não procurarem ou mesmo deixarem sua assistência jurídica em se tratando de demandas com o Cras ou Cad Único, o Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas se reuniu com o titular da pasta, Fernando Davino, para solucionar o assunto.

De acordo com as denúncias, servidores estariam orientando a população de que não precisariam estar sendo assistido por um advogado para dar entrada em benefícios do INSS, e em outros casos reencaminhando os assistidos para outros escritórios advocatícios.

A Secretaria informou que irá buscar de onde partiu tais orientações e adotar medidas cabíveis para evitar outros episódios como esse.

O presidente do Sindav, João Onuki, reiterou que boa relação entre a advocacia e os profissionais ligados à Secretaria é basilar para que o problema seja solucionado, pois são profissionais e atuações relevantes para sociedade e o cidadão.

O secretário Davino afirmou dar completa atenção ao cenário e que irá conduzir da melhor forma para evitar todo e qualquer tipo de agenciador dentro do órgão, pois a gestão busca combater esse tipo de prática.

Em tempo, o Sindav também solicitou uma nova reunião, esta com os núcleos de Assistência Social, como os Cras, para uma aproximação e orientação do papel do advogado.

Estiveram presentes representando o Sindicato, o presidente João Onuki, o diretor Flávio Farias e o advogado Dayves Davino. Pelo órgão municipal, o secretário Fernando Davino, a diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa, e o diretor Jurídico da Secretaria, Pedro Mota.