Cidades
Saúde mental: Ministério Público participa de evento para discutir saúde mental no sertão alagoano

Discutir saúde mental, estabelecer metas para trabalhar com um assunto delicado e que atinge tanto a população principalmente quando o problema é promovido pelo uso contínuo de drogas. Eis a justificativa para o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, participar do “IV Encontro – Território- Local de cuidado para usuários de álcool e outras drogas”, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, ocorrido no auditório da Universidade federal de Alagoas (UFAL) – Campus local. A instituição foi representada pelo promotor de Justiça Dênis Guimarães de Oliveira e pelos servidores Shirley Viana e Dario Santos.
O Ministério Público aproveitou o momento para apresentar mais uma etapa do projeto “MP – Reorganizando a RAPS/AL – 10ª Região da Saúde”, cujo objetivo é a identificação e efetivação dos equipamentos de saúde pactuados para a região, mas que, segundo o Promotor de Justiça, ainda não estão implantados pelo Governo do Estado de Alagoas.
O encontro iniciou com palestra ministrada pelo delegado Orlando Zaconne, do Rio de Janeiro, apontando os problemas vivenciados no enfrentamento ao uso de drogas.
“O evento representou um marco na região e, seguindo o planejamento estratégico da instituição, foi desenvolvido esse trabalho visando a identificação e resolução dos problemas da saúde mental. É muito gratificante perceber que diversas searas governamentais compactuam da mesma preocupação e estão buscando uma solução”, afirma o promotor.
O Assistente de Promotoria e coordenador do projeto, Dario Santos, também se pronunciou em relação ao momento de debates.
“Participar desse encontro, vendo esse tema ser tratado na região com muito compromisso é bastante gratificante, já que a saúde mental sempre foi vista como umtabu pela sociedade”, diz Dario.
Em seguida foi formada uma mesa de diálogo com a presença de representantes da Saúde Municipal e Estadual. O momento contou com a participação de profissionais da Saúde, Defensoria Pública, agentes da segurança pública e da sociedade local.
Também aconteceu a divulgação da comissão Revisora das internações pelo estado de Alagoas, que aguarda a indicação de um nome pelo Ministério público.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia