Cidades

Vistorias aumentam segurança dos imóveis no período de chuva

Por Tribuna Independente 04/07/2023 10h41
Vistorias aumentam segurança dos imóveis no período de chuva
Ao TH Entrevista, o engenheiro e professor Eduardo Tenório, explicou que a ausência de um sistema de drenagem e impermeabilização pode facilitar o surgimento de infiltrações - Foto: Edilson Omena

Em Maceió, junho chegou acompanhado de muita chuva. Com isso, a atenção para as condições da estrutura de imóveis aumenta, uma vez que a chuva pode causar as temidas infiltrações, que são a causa de grande parte dos problemas em edificações. Essa situação pode causar problemas respiratórios, além de desconforto e estresse, podendo se agravar, provocando prejuízos financeiros e danos materiais. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

Ao TH Entrevista, o engenheiro Eduardo Tenório, coordenador dos cursos de Engenharia da Uninassau Maceió, explicou que a presença de água pode acarretar fenômenos indesejados em vários sistemas de um imóvel.

"O dano pode variar de uma parede com mofo a corrosão das armaduras e, em casos extremos, o colapso do prédio. Para evitar essa situação, deve-se realizar vistorias constantes nas edificações e acionar um engenheiro civil caso haja suspeita de algum fenômeno indesejado", orientou.

O coordenador apontou que, a nível de prevenção, deve-se ficar atento aos sinais de infiltração, mofo, reboco estourado e fissuras. Ademais, recomenda-se vistorias periódicas. Ao identificar um desses problemas, é necessário procurar um engenheiro civil.

"A infiltração pode não ser severa e facilmente corrigível, contudo, o oposto também pode ocorrer. Esse diagnóstico deve ser feito por profissional habilitado", reiterou.

A falta de um sistema de drenagem e impermeabilização pode facilitar o surgimento de infiltrações.

"Ambos trabalham sempre juntos. Entretanto, devemos entender que não existe sistema 100% impermeável, desta forma a água das chuvas deve ser conduzida as galerias pluviais ou corpos hídricos, sempre de forma rápida, evitando o acúmulo nas áreas impermeáveis", disse o professor.

"Construções mais tradicionais, com telhados coloniais, apresentam um sistema de impermeabilização e drenagem mais simples e eficiente que construções mais modernas, com telhados embutidos e lajes impermeabilizadas", detalhou Eduardo.

Ainda de acordo com o engenheiro, as técnicas de impermeabilização são bastante variadas.

"Pode-se impermeabilizar por meio de aditivos aplicados ao concreto e argamassa, também é possível utilizar tintas betuminosas ou as famosas mantas asfálticas. Em qualquer caso, deve-se contratar um engenheiro civil para definir e supervisionar a aplicação do sistema de impermeabilização", finalizou.