Cidades

Bairro do Bom Parto passa por levantamento social da Defesa Civil de Maceió

Diagnóstico vai identificar a necessidade de equipamentos e serviços públicos na região

Por Marcelle Limeira / Ascom Defesa Civil 27/06/2023 18h07 - Atualizado em 28/06/2023 00h42
Bairro do Bom Parto passa por levantamento social da Defesa Civil de Maceió
Levantamento vai identificar serviços e equipamentos públicos para os moradores - Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

A Defesa Civil de Maceió realizou, na manhã desta terça-feira (27), um levantamento social no bairro Bom Parto, com o objetivo de realizar um diagnóstico relativo às necessidades de equipamentos e serviços públicos na região. A iniciativa foi executada pela Diretoria Social.

“Estamos trabalhando com um direcionamento quantitativo e qualitativo para observar as necessidades dos moradores no que diz respeito aos equipamentos e serviços públicos nos eixos da saúde, do lazer, da educação, da cultura, entre outros”, explica a Diretora Social da Defesa Civil Municipal, Sheila Ferro.

A pesquisa de campo vai embasar a Defesa Civil de Maceió a apontar melhorias necessárias à população que está em situação de vulnerabilidade social. “Nossa missão como Defesa Civil é identificar riscos, sejam eles de cunho social ou físico e, para isso, trabalhamos em um só propósito, olhando sempre para todos, apontando quais as melhorias necessárias para que, cada braço do poder público atue de maneira efetiva em prol desta comunidade”, enfatiza o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

A partir deste diagnóstico, a Diretoria Social, composta por assistentes sociais e psicólogas, farão o relatório e os encaminhamentos necessários aos órgãos e secretarias pertinentes com o intuito de garantir ainda mais o acesso a políticas públicas na região.

Área de monitoramento

O Bom Parto é um dos bairros que têm parte da localidade dentro da área de monitoramento da Defesa Civil de Maceió com relação ao problema de afundamento do solo, que atingiu bairros vizinhos, ocasionado pela extração de sal-gema da mineradora Braskem. Parte da região está na borda do Mapa de Linhas e Ações Prioritárias, sendo periodicamente visitado pelo Comitê Técnico para verificar se houve avanço do evento.

A pesquisa também propõe a avaliar se e de que forma, a saída dos moradores dos bairros vizinhos afetou a população que ficou no bairro.