Cidades

Enfermagem alagoana paralisa atividades com ato em frente a Unimed

Por Assessoria 27/06/2023 08h07 - Atualizado em 27/06/2023 15h03
Enfermagem alagoana paralisa atividades com ato em frente a Unimed
Profissionais da enfermagem protestam em Maceió - Foto: Ascom Sateal/Arquivo

Os profissionais de enfermagem de Alagoas paralisam suas atividades por 24 horas nesta quinta-feira (29) como protesto pela não implantação do Piso Salarial Nacional, de acordo com a Lei 14.434/2022 em vigor. A paralisação acontece em Alagoas e em todos os Estados do Brasil.

Como a maior resistência à Lei está nos Hospitais privados e grandes planos de saúde, haverá um ato público em frente a Unimed/Maceió. Os enfermeiros e enfermeiras irão se concentrar na rotatória que fica em frente ao Hospital Unimed, a partir das 9 horas da manhã da quinta-feira (29).

A pressão é sobre o governo federal para repassar o mais rápido possível o dinheiro e sobre o STF para que não modifiquem a Lei já aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República.

Aqui no Estado o movimento é liderado pelo Sindicato dos Enfermeiros/as (SINEAL) e Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SATEAL). 

Os Sindicatos tiveram o cuidado de adotar todas as medidas necessárias para garantir a legalidade da paralisação.

Foram emitidos ofícios a todos os hospitais, clínicas e demais repartições de saúde notificando sobre a paralisação.

Além disso, os Sindicatos disponibilizam lista de presença para todos os enfermeiros e enfermeiras que aderirem ao movimento paredista.