Cidades
Vergel do Lago receberá o Primeiro núcleo do Projeto Abrasel nas Favelas em Alagoas
Em parceria com o Instituto Mandaver, Abrasel já definiu o líder da Associação na comunidade em questão

O 1º núcleo da Abrasel em uma comunidade alagoana já foi definido: será no Vergel do Lago em uma parceria junto com o Instituto Mandaver. Na manhã desta segunda-feira, o presidente Marcus Batalha liderou mais uma reunião para alinhar os próximos passos do Projeto Abrasel nas Favelas, que tem como grande objetivo entrar nas comunidades brasileiras fixando um núcleo da Associação para se conectar diretamente com os empreendedores locais, criando oportunidades para a transformação social daquela região.
Na ocasião, foi apresentada a líder da Comunidade do Vergel: Ana Deyse Fortunato. Confeiteira há quase uma década, ela será responsável pela interlocução entre os associados do projeto e a Abrasel. “Juntos vamos apontar nossas necessidades, relatar nossas experiências e crescer. Essa parceria com a Abrasel será uma ótima possibilidade para conhecermos outros empresários, termos acesso a outras fontes, para assim, ampliarmos os nossos negócios”, disse a empreendedora.
A presidente do Instituto Mandaver Lisania Pereira destacou a importância dessa parceria para a comunidade do Vergel, ressaltando o possível desenvolvimento socioeconômico de um território vulnerável dentro do próprio território. “Para nós do Projeto Mandaver é importantíssimo ter uma Associação como a Abrasel enquanto parceira. É o carro-chefe na geração de renda aqui do nosso Estado. E trazer essa oportunidade para comunidades periféricas como a nossa é de extrema relevância. Essa parceria começa pelo acreditar na nossa gente. Acreditar que aqui no Vergel há muito potencial de empreendedorismo, que aqui tem talento, potencial”, conta a presidente.
O presidente da Abrasel/AL, Marcus Batalha, concorda com Lisania e também fala que o Abrasel nas Favelas leva a dinâmica da Associação para dentro dos territórios, levando informação e práticas que ajudem a desenvolver o setor de alimentação fora do lar nas Favelas, escutando as "dores e queixas", debatendo juntos e encontrando soluções para o empreender nesses locais. “Em Alagoas, como em todo Brasil, a situação nas favelas não é fácil, porém a população ali é guerreira, não faltam histórias de superação e resiliência de vários empresários locais, e a Abrasel Alagoas vem pra somar e contribuir com o crescimento desses empresários e do território como um todo”, explica Marcus.
O Projeto Abrasel na Favela surgiu diante do fato de que as favelas brasileiras têm apresentado um crescimento significativo no empreendedorismo local, com um aumento expressivo na renda própria dos moradores dessas comunidades. De acordo com dados do Data Favela, a renda própria dos moradores de comunidades no Brasil alcançou R$ 202 bilhões em 2022, um acréscimo de R$ 12,6 bilhões em relação ao ano anterior.
Outro ponto a se destacar é que a mesma pesquisa, que foi apresentada durante a Expo Favela Innovation 2023, revela que 35% dos entrevistados tem o sonho de abrir seu próprio negócio, sendo um total de 6 milhões de pessoas. Além disso, a maioria dos entrevistados que afirma a vontade de abrir um negócio (cerca de sete em cada dez), diz que o interesse é abrir um empreendimento dentro da própria periferia. Esses números indicam um potencial para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor local, capaz de gerar empregos e estimular o crescimento econômico. Ainda de acordo com os números do Data Favela, o ramo de restaurantes e venda de refeições é o mais comum dentro das periferias brasileiras, com 15% dos negócios totais das regiões.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
3Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos