Cidades

Ronaldo Lessa visita obras da Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins

Secretário de Segurança Pública Flávio Saraiva e delegado-geral da PC ressaltam que estrutura vai atender melhor as demandas da entidade

Por Ana Paula Omena e Lucas França 26/06/2023 12h02 - Atualizado em 26/06/2023 18h23
Ronaldo Lessa visita obras da Central de Flagrantes, no  Tabuleiro do Martins
Governador em exercício, Ronaldo Lessa, visita obras da nova Central de Flagrantes no Tabuleiro do Martins - Foto: Sandro Lima

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), visitaram na manhã desta segunda-feira (26), às obras da Central de Flagrantes do Tabuleiro do Martins, que fica localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro - entre a Ultragás e a Iveco.

O vice-governador em exercício Ronaldo Lessa, - que substituí o governador Paulo Dantas que viajou para Lisboa, onde foi participar do evento Governança e Constitucionalismo Digital, para expor case de sucesso na área de Segurança Pública, destacou que a obra da nova Central de Flagrantes na parte alta de Maceió vai beneficiar o atendimento aos alagoanos.

“É uma transformação que vai garantir condições em todos os aspectos, isso é gostar do povo, porque a vida passa por aqui, os episódios e litígios, mesmo as pessoas que sofreram ou realizaram algum delito para que sejam tratadas com dignidade e respeito humano, o que até inibe o transgressor”, frisou.“Serão seis cartórios para fazer o flagrante e uma sala para os advogados, então será uma atenção adequada, pode ser bobagem, mas não é, é um processo paulatino de aprendizado do transgressor... Houve muitos avanços”, ressaltou.

Ronaldo Lessa relembrou a fase em que o estado de Alagoas era o mais violento nas estatísticas da segurança pública e na última década essa incidência foi revertida, registrando uma redução. “Só reforça o compromisso e responsabilidade do governo Paulo Dantas de continuar defendendo e melhorando as condições de vida do povo”, reforçou.

Ele também ressaltou a importância da Sala Lilás específica para atender mulheres vítimas de violência, garantindo mais abertura e modernidade aos casos. “Ela vai sentir mais confiança e segurança para que seja respeitada e tratada bem, não só ela, mas também a criança e o idoso”, mencionou.

“O prédio está localizado às margens da Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins é um empreendimento moderno e com certeza vai levar mais qualidade para o bem-estar dos policiais e para o atendimento à população”, concluiu.

Obras devem ser finalizadas no dia 15 de julho (Sandro Lima)



De acordo com o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, a previsão para entrega da obra é 15 de julho. “Depois do dia 15 vamos esperar apenas o dia de inauguração que será avaliado data pelo governador Paulo Dantas’’, disse Saraiva acrescentando que a Central de Flagrantes do Farol é uma adaptação e que de fato era preciso uma nova Central.

''Essa nova é um prédio que vai de fato funcionar como uma Central de Flagrantes, com alojamentos para delegados, alojamentos para coordenadores, Sala Lilás, mini auditório para coletivas. Além disso, teremos refeitórios bastante amplos, enfim, é um equipamento que dará dignidade ao policial, assim como aos cidadãos’’, finaliza.

Já em relação ao funcionamento do prédio que atualmente funciona a Central de Flagrantes, o secretário diz que poderá ser usado como uma delegacia ou qualquer outro espaço público, já que pertence ao poder público.

Para o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), Gustavo Xavier, a nova Central de Flagrantes é de extrema importância para a instituição. “A Central de Flagrantes é um equipamento que é porta de entrada para toda população ao serviço da Polícia Civil. E não tem cabimento da gente continuar naquele espaço que funciona atualmente. Aqui teremos diversas salas para atender a população, os colegas da Polícia Militar, os órgãos parceiros – enfim, a todos que precisarem usar o serviço da PC. Aqui serão investidos mais de R$ 10 milhões na estrutura’’, explica.

Ainda segundo Xavier, com a nova Central, as guarnições que chegam com presos não vão mais esperar horas para confeccionar o auto de prisão em flagrante.

“Lá as guarnições que chegam com cinco presos, por exemplo, precisam esperar com eles horas na sala da viatura. E mesmo os presos têm seus direitos garantidos. Aqui a mudança será da seguinte forma: Assim que a guarnição chegar, o preso será levado para uma sala onde será ouvido pela autoridade policial e equipe cartorária, ou seja, já deixa a equipe que o trouxe livre para outros trabalhos. Além disso, tem a sala lilás para atender os direitos das mulheres vítimas de violência sexual – pauta da administração do nosso governo, assim como uma sala lúdica para atender crianças e adolescentes vítimas de violência, uma sala da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] para o advogado que precise confeccionar algum documento rápido, será um espaço equipado, assim como cartórios para atender com celeridade as viaturas da Polícia Militar, e etc. É uma estrutura funcionando para atender melhor a população’’.

A nova Central de Flagrantes vai funcionar 24 horas todos os dias da semana, incluindo os feriados.