Cidades

Trabalhadores do Hospital Veredas entram no 7º dia de greve por atraso de salários e férias

Mobilização acontece em frente a unidade hospitalar na Avenida Fernandes Lima, no Farol

Por Tribuna Hoje 22/06/2023 11h48 - Atualizado em 22/06/2023 19h06
Trabalhadores do Hospital  Veredas entram no 7º dia de greve por atraso de salários e férias
Mobilização acontece em frente a unidasde na Avenida Fernandes Lima - Foto: Sandro Lima

Trabalhadores do Hospital Veredas, em Maceió, entram no 7º dia de greve. Os funcionários estão na frente da unidade na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, com faixas e cartazes cobrando pagamentos em atraso há meses. Além dos salários atrasados desde março, eles cobram ainda férias e 13º salário.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Alagoas (Seesse/AL), Chico Lima, nesta sexta-feira (23), completam oito dias de greve e atos em frente à unidade.

“Houve um compromisso junto ao Ministério Público do Trabalho [MPT] que a direção iria pagar esses salários referentes às férias de forma parcelada, mas não está sendo feito. A parcela do mês de maio, a terceira não foi paga. O que acontece, o governo do estado fez o repasse nas últimas semanas para os hospitais, mas quando chegou no Veredas, o repasse foi apenas de R$ 347 mil – ou seja, não corresponde nem a uma parcela de salários do hospital, por isso, os trabalhadores por falta de salários decidiram entrar em greve’’, disse Chico Lima.

Chico Lima, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Alagoas (Foto: Sandro Lima)



Ainda segundo sindicalista, nessa quarta-feira (21), aconteceu uma nova audiência no Tribunal Regional do Trabalho, coordenada pelo desembargador João Leite, Ministério Público do Trabalho e entidades dos trabalhadores da saúde, além de representantes do Veredas.

“Na segunda-feira (26), terá uma novo encontro com representantes de vários órgãos para que se chegue a um consenso em relação a esses pagamentos. O que queremos é que o Governo faça o repasse para o hospital para que eles paguem os funcionários que estão sofrendo. Muitos sem dinheiro para pagar água, energia e fazer a feira, tem gente ficando doente. Então nosso apelo é para que seja feito esse repasse para que os trabalhadores possam quitar suas contas também, assim como outras pendências que o Veredas tem’’, finaliza Lima.

Na última semana, outros protestos foram realizados pelos trabalhadores à porta do hospital, que cita um débito por parte do Poder Público, que estaria impedindo o pagamento dos trabalhadores.

No último protesto, os manifestantes atearam fogo em pneus e fecharam via, deixando apenas uma faixa para passagem de ônibus e veículos. Com isso, o trânsito ficou caótico em alguns pontos de Maceió.

A direção do Veredas, justificou a falta de pagamento pelo débito do Poder Público. No entanto, na última semana, o Governo de Alagoas apresentou uma planilha informando o repasse de R$ 66 milhões ao Hospital Veredas.