Cidades

Empresa de gás é notificada após danificar tubulação de drenagem

Por Mariane Rodrigues / Ascom Seminfra e Algás 20/06/2023 10h06 - Atualizado em 26/06/2023 12h21
Empresa de gás é notificada após danificar tubulação de drenagem
Tubo de ligação entre boca de logo e poço de visita foi quebrado durante obra da Algás; empresa tem dez dias para realizar conserto - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió identificou e notificou a empresa Algás por danificar uma tubulação de drenagem na Rua Sá e Albuquerque, localizada no bairro do Jaraguá, em Maceió. A situação ocorreu nessa segunda-feira (19).

“Foi danificado o tubo de ligação que vai da boca de lobo ao poço de visita do sistema de drenagem pela construção da rede de gás. Na execução, acabou atingindo a tubulação e quebrando o equipamento”, explica o coordenador de drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Gabriel Rodas.

A empresa foi notificada a realizar os reparos em um prazo de dez dias para restabelecer o que foi danificado.

Serviços

Somente no mês de maio, a Prefeitura de Maceió retirou 400 toneladas de entulhos de dentro das galerias de águas pluviais, em mais de 100 ruas da capital.

Ao todo, cerca de 40 bairros de Maceió receberam os serviços de desobstrução do sistema de drenagem, com o uso de caminhões de hidrojateamento, capazes de realizar uma varredura nas tubulações e de fazer sucção de resíduos.

NOTA

A Gás de Alagoas S.A - Algás, esclarece que o dano à rede de drenagem foi informado na manhã da terça-feira (19/06) pelo fiscal da SEMINFRA e a Algás – prontamente – verificou a existência de uma rede de gás de PEAD dentro da galeria, acionando imediatamente a empresa executora para realização do reparo.

Destacamos ainda que o dano decorre de obra antiga da Algás e foi ocasionado pela não identificação, quando da elaboração do projeto, da infraestrutura interferente, motivado pela deficiência de cadastrados técnicos. Vale ressaltar que a Algás, com foco na mitigação dos danos e impacto à população, tem exigido dos contratados a execução de mapeamento do solo com utilização de metodologias não destrutiva (GEORADAR) para evitar que eventos como esses ocorram.