Cidades

Bares e restaurantes de Maceió esperam maior faturamento no Dia dos Namorados

Conforme Abrasel, expectativa de crescimento do setor para data é de até 20% em relação ao mesmo período do ano passado

Por Luciana Beder – Colaboradora / Tribuna Independente 08/06/2023 08h10 - Atualizado em 08/06/2023 09h29
Bares e restaurantes de Maceió esperam maior faturamento no Dia dos Namorados
Pizzaria Del Popollo considera a data a melhor para o setor e este ano oferece o kit namorados - Foto: Adailson Calheiros

O Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, é considerado uma data tradicionalmente lucrativa para muitos estabelecimentos. Entre eles, bares e restaurantes, que esperam um aumento de até 20% no faturamento em relação a mesma data do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL).

De acordo com o presidente da Abrasel/AL, Marcus Batalha, o Dia dos Namorados é uma data muito esperada pelo setor. “Nós realizamos uma pesquisa com empresários do setor, entre os dias 24 e 31 de maio, e há uma expectativa geral de que o faturamento aumente em média 78% neste ano e, em relação à data no ano passado, esperamos um aumento de 5% a 20%”, afirmou.

Em Maceió, muitos estabelecimentos já anunciaram programação especial para a data, apostando em clima romântico, com cardápio diferenciado. A pizzaria Del Popollo, uma das mais tradicionais da capital, por exemplo, está com ‘kit namorados’. Segundo a administradora Rosângela Melo, o Dia dos Namorados é o segundo melhor evento para o setor.

“Só perde para o Dia das Mães e, mesmo a data caindo em uma segunda-feira, acreditamos que o movimento será muito bom. Ano passado, estávamos com 70% de ocupação da capacidade máxima liberada, por causa da pandemia, e o movimento foi muito bom. Então, esperamos um faturamento ainda maior, com a casa toda liberada, além do serviço de delivery para os casais que preferem passar a data em casa e pedir a sua pizza ou sua lasanha e seu vinho”, afirmou Rosângela.

O restaurante Outback está com ofertas e novidades para os casais degustarem no próprio restaurante ou no aconchego do lar. São quatro opções combos promocionais com prato principal, duas bebidas e sobremesa, com preços que variam entre R$ 139,90 até R$ 169,90.

MOTÉIS

Além de bares e restaurantes, muitos casais costumam aproveitar a data em motéis ou hotéis. Por causa do aumento na demanda durante este período, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) intensificou as ações de fiscalização nesses estabelecimentos.

Na última segunda-feira (5), dois motéis, nos bairros Santos Dumont e Santa Amélia, foram interditados porque não tinham alvará sanitário e apresentavam condições insalubres de funcionamento.

Segundo o coordenador da Visa, Airton Santos, estabelecimento fora dos padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária, seja ele de alimentos e/ou serviços, pode trazer sérios riscos à saúde dos clientes.

“Pode ser uma infecção intestinal por ingerir algum alimento estragado ou até mesmo hepatite A ou micose, que podem ser contraídas através de um banho em uma piscina ou banheira malcuidadas. O consumidor dos serviços de hotéis e motéis precisa estar atento também a questão do aspecto dos lençóis e toalhas que estão disponíveis para uso”, explicou.

Casais não abrem mão de comemorar a data com jantar ou outra programação

A jornalista Aline Vieira vai comemorar o primeiro Dia dos Namorados com o namorado Bruno Lins e contou que não abre mão de celebrar a data em algum restaurante. “Para mim, é sempre romântico um jantar a dois. Estamos pesquisando os melhores locais e, com certeza, temos interesse em sair para comemorar em um restaurante”, disse.

Já a cabeleireira Carolaine Prado, que vai comemorar a data pela terceira vez com a namorada Débora Vitória, disse que prefere passar a data em casa. “Não vamos sair mais uma vez. Nos primeiros anos foi por causa da pandemia. Neste ano é porque passamos da conta no meu aniversário, que foi agora em junho, e saímos do nosso orçamento. Mas amamos fazer algo só eu e ela, em casa”, afirmou.

DATA

O Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho no Brasil por causa de uma campanha publicitária dos anos 40. Na época, a ideia era incentivar as vendas do comércio no mês de junho, além de promover o romantismo e o amor entre os casais.

Por isso, escolheram realizar a campanha um dia antes do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. A campanha foi um sucesso e a data passou a ser conhecida como o Dia dos Namorados no Brasil, sendo comemorada até hoje.