Cidades

Maior obra ambiental de Maceió visa levar qualidade de vida para mais de 300 mil maceioenses

Projeto Renasce Salgadinho conta com ações a curto, médio e longo prazo

Por Daniel Paulino / Secom Maceió 04/06/2023 10h29
Maior obra ambiental de Maceió visa levar qualidade de vida para mais de 300 mil maceioenses
Máquinas trabalham nas margens do Salgadinho, no bairro do Poço - Foto: Junior Bertoldo / Secom Maceió

Além de revitalizar e trazer vida para espaços públicos esquecidos, o prefeito JHC, projeta um boom de investimentos na região do Riacho Salgadinho e sua foz, sobretudo nas praias da Avenida, Sobral e Jaraguá, que atualmente passam por obras de revitalização.

Apesar da recuperação de riachos ser um antigo sonho dos maceioenses, o projeto também trabalha a conscientização ambiental das comunidades que moram na área de influência da capital. “O Renasce Salgadinho é uma importante obra para nossa cidade, mas na mesma intensidade que a gestão pública tem sua responsabilidade, o cidadão maceioense também tem, pois é preciso colaborar, principalmente com a questão do descarte irregular de resíduos", disse Thales Ribeiro, subsecretário de Obras Especiais.

Bem como as obras estruturantes que seguem em andamento, ações socioambientais são desenvolvidas, além da construção de espaços de convivência e equipamentos de lazer que irão compor o projeto de urbanização que contempla as margens do Salgadinho e a orla das praias da Avenida e Sobral.

Tubulações foram implantadas ao longo de vários pontos da capital (Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió)


Os impactos positivos para a comunidade já são visíveis e, quando concluído, o projeto promete levar qualidade de vida para mais de 300 mil maceioenses. “Boa parte da obra acontece dentro do solo, com tubulações que irão canalizar o esgoto até a sede da BRK no bairro do Prado. É uma obra gigantesca, que tem impacto direto na saúde pública dos maceioenses, principalmente os que residem na área de influência direta. Em breve novas frentes de obras estarão iniciando e dando mais celeridade ao projeto”, concluiu Ribeiro.

Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo até o final de 2023.