Cidades

Prefeito e Embrapa/AL articulam plano para garantir serviço de apoio para as boleiras quilombolas

O projeto garantirá mais segurança, qualidade sanitária e valorização, além de minimizar o esforço físico da mão de obra

Por Edmílson Teixeira 29/05/2023 17h10
Prefeito e Embrapa/AL articulam plano para garantir serviço de apoio para as boleiras quilombolas
Laudenir, Pedão, João Flávio e Marcio Lima, encontro na Embrapa/AL - Foto: cortesia

Como forma de garantir incentivo, sobretudo para preservar e alavancar uma tradição cultural que tem resultado na geração de emprego e renda, foi que nesta segunda-feira, 29, o prefeito de Santa Luzia do Norte, Márcio Lima (PP), marcou presença em Maceió na sede da Embrapa/AL (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Esteve com o presidente regional do órgão em Alagoas, João Flávio na missão de selar uma parceria, a fim de construir no bairro Quilombo, a Casa das Boleiras Quilombolas, com apoio do Governo Federal. 

Entende Márcio Lima, que esse projeto vai garantir mais segurança, qualidade sanitária e valorização, além de minimizar o esforço físico da mão de obra por elas desenvolvida. Diz ainda, que tal iniciativa irá também alavancar a questão turística, pois o plano é para que a obra seja construída às margens da rodovia que dá acesso a vizinha cidade de Coqueiro Seco, isso com toda estrutura, cuja intenção é atrair o público que transita naquela região.

O presidente da Embrapa/AL, João Flávio que já ministra o projeto Boleiras das Alagoas, reunindo cinco boleiras quilombolas de Santa Luzia e cinco de Coqueiro Seco, acolheu a ideia achando brilhante; ao tempo em que se colocou à disposição para contribuir com tudo aquilo que for administrativamente possível e permitido pela sua instituição.


Ao final, o prefeito Márcio Lima, que estava ladeado de seu secretário de Cultura e Turismo, Poeta Pedão, além do vereador Laudenir Balbino, agradeceu a acolhida e já adiantou para o presidente João Flávio, que após a conclusão desse projeto, quer voltar a conversar para outro assunto, desta feita voltado para as marisqueiras.