Cidades

BRK monitora abastecimento de água em municípios da Região Metropolitana de Maceió

Alteração da água bruta nos mananciais, falta de energia elétrica e falhas eletromecânicas são alguns dos transtornos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias; confira atualizações

Por Bárbara Pacheco / Ascom BRK 23/05/2023 19h05 - Atualizado em 24/05/2023 00h20
BRK monitora abastecimento de água em municípios da Região Metropolitana de Maceió
Alteração da qualidade da água bruta nos mananciais é registrada pela BRK - Foto: Ascom BRK

As fortes chuvas dos últimos dias têm gerado instabilidade no abastecimento de água em alguns municípios da Região Metropolitana de Maceió. Alteração da qualidade da água bruta nos mananciais, falta de energia elétrica e falhas de bombeamento em unidades operacionais são alguns dos transtornos registrados pela BRK, que segue com equipes em campo 24 horas por dia para atender às diversas ocorrências.

Em Maceió, o Sistema Pratagy, operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), está em recuperação após ter sido paralisado por falta de energia – devido às chuvas, uma árvore caiu e danificou a rede elétrica que fornece energia à unidade. O Pratagy é responsável pelo envio de água tratada aos reservatórios da BRK para a distribuição em bairros como Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol e Jacintinho.

Também operado pela Casal, o Sistema Cardoso estava funcionando com vazão reduzida, mas já foi retomado com 100% da capacidade. A unidade operacional produz a água tratada distribuída nas regiões do Centro e orla lagunar.

No município de Marechal Deodoro, onde a BRK é responsável por todo o sistema de abastecimento, as Captações Bica da Pedra e Volta D'água operam com vazão reduzida devido à concentração de sedimentos e outros materiais sólidos nos mananciais, dificultando o processo de tratamento. A Captação Broma, por sua vez, segue paralisada até que as condições da água bruta estejam adequadas para iniciar o tratamento. Dessa forma, o fornecimento de água poderá ficar instável nos seguintes locais: Santa Rita, Barra Nova, Massagueira, Jacaré, Povoado Jiboia, Limoeiro e Recanto da Ilha.

Em Atalaia, as operações das Captações Santo Antônio 1 e Jenipapeiro foram suspensas temporariamente pelo mesmo motivo, enquanto a da Captação Sapucaia, assim como do Poço 38, foram interrompidas devido à falta de energia elétrica. Com isso, o fornecimento de água nos povoados Santo Antônio, Mutirão e Sapucaia pode ficar comprometido temporariamente. Assim como em Marechal Deodoro, a BRK é responsável por todas as etapas do abastecimento em Atalaia.

Em Messias, o Sistema Osório foi afetado pela alteração da água bruta e está em recuperação. Já em Murici, o Sistema Cansanção segue operando com vazão reduzida devido à qualidade da água captada no manancial. Ambos os sistemas produtores são de responsabilidade da Casal e abastecem as regiões centrais dos respectivos municípios.

A BRK acompanha a situação do abastecimento junto à Casal e à distribuidora de energia elétrica. As empresas de saneamento solicitam a compreensão e colaboração da população das regiões afetadas, que devem usar a água de forma consciente, principalmente durante esse período.

Para mais informações, os clientes da BRK podem entrar em contato pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia, ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001, das 8h às 17h.

Tags: