Cidades
AL terá chuvas com períodos intercalados de tempo seco
Em 24 horas choveu 98 mm em Maceió; acumulado em três dias foi de 216 mm, o esperado para todo o mês

O último fim de semana foi de chuvas em grande parte de Alagoas. Ontem, o Estado também amanheceu com temporal. Só em Maceió, em 24 horas, o acumulado foi de 98,8 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com data de referência do domingo (21). A capital alagoana é o município do Brasil com maior volume registrado nesse período. E deve continuar chovendo em Alagoas pelos próximos dois dias.
Conforme a previsão meteorológica da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), hoje e amanhã podem ter registros de chuvas, no entanto com período intercalado de tempo seco.
A previsão aponta que o tempo deve permanecer instável nas regiões que vêm enfrentando a chuva desde o fim de semana. Hoje, na Zona da Mata e no Baixo São Francisco, a previsão é de nebulosidade variável com chuva nos períodos da manhã e tarde. Já durante a noite, será de períodos de nuvens com chuva intercalando com períodos de tempo seco. No Litoral também há possibilidade de chuva intercalada por condições de tempo seco. Agreste e Sertão podem registrar nebulosidade variável com chuva e tempo seco. Já amanhã a temperatura deve ser mais amena. A previsão em Maceió é de muitas nuvens com curtos períodos de sol, mas pode haver chuvas isoladas e tempo nublado. A meteorologia prevê o mesmo para o Litoral, para a Zona da Mata e para o Baixo São Francisco. Agreste e Sertão devem registrar chuvas passageiras.
ACUMULADO
A Sala de Alerta da Semarh informou que até a tarde de ontem choveu 73% do esperado para todo o mês de maio. Em 72 horas, os equipamentos que medem a quantidade de chuvas, os pluviômetros, marcaram 216 mm, e somente nas últimas 24 horas, 106 mm, segundo a Defesa Civil Municipal. “Estamos dentro do período chuvoso e este registro do final de semana já era esperado”, explica o meteorologista Hugo Carvalho, da Defesa Civil de Maceió.
TRANSTORNOS
E por conta das precipitações, os alagoanos enfrentaram alguns transtornos como alagamentos e problemas estruturais em residências. Em Maceió, foram registradas 88 ocorrências. O bairro com maior registro foi o Jacintinho, e a maioria delas por problemas estruturais nas edificações. “Nossas equipes não pararam, atendemos ocorrências, retiramos famílias das áreas de risco e continuamos à disposição da população maceioense”, conta o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre.
De acordo com o órgão, 65 pessoas foram retiradas das áreas de risco. E todos de forma preventiva. Essas pessoas foram encaminhadas para benefícios municipais como aluguel social e programa de habitação.
Entre as ocorrências dessa segunda, está a de um carro que ficou ‘pendurado’ com risco de cair em via pública, após uma laje desabar próximo da Avenida Gustavo Paiva. O veículo estava em uma laje construída em um barranco. Apesar do susto, não houve feridos. Chovia no momento do desabamento. O bairro da Levada também registrou alagamentos em várias ruas, que segundo populares acontece sempre que chove.
Em Teotônio Vilela, no Sertão alagoano, moradores de várias ruas enfrentaram problemas com alagamentos. Carros atolaram devido ao lameiro causado pela água.
No Litoral Sul de Alagoas, precisamente em Coruripe, no Povoado Pindorama, algumas famílias tiveram que desocupar imóveis localizados próximos de encostas. Nas cidades de Penedo e Piaçabuçu, a Defesa Civil está em alerta. Em Feliz Deserto, o nível do Rio Canduípe está sendo monitorado. Ano passado, no mês de maio, o rio transbordou e provocou inundação em vários pontos da cidade.
Em Traipu, o nível do Rio São Francisco subiu e invadiu a praça localizada na orla ribeirinha. O Ginásio de Esportes Ribeirão, que fica a cerca de 300 metros da orla, teve parte sua base invadida pela água.
Inmet emite novos alertas de chuvas para 27 cidades alagoanas
As chuvas para os próximos dias previstas pela Semarh também são confirmadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu novos alertas de chuvas acumuladas para Maceió e todas as regiões de Alagoas. Os avisos foram divulgados ontem e têm validade até a manhã desta terça-feira (23).
De acordo com o Inmet, as regiões Metropolitana, Litoral Sul e Baixo São Francisco estão demarcadas com o alerta de nível laranja, o segundo em nível de atenção do Inmet. Há a possibilidade de chover entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, o que pode gerar risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
As cidades em alerta são: Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Campo Grande, Coqueiro Seco, Coruripe, Feira Grande, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Maceió, Marechal Deodoro, Olho d’Água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Satuba e Teotônio Vilela.
Já as demais regiões, Zona da Mata, Litoral Norte, Agreste e Sertão estão na zona amarela, nível mais baixo de alerta do Inmet. “Pode chover entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco”, aponta o instituto.
AÇÕES EM MACEIÓ
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) disponibilizou de forma prévia cestas de alimentos à Defesa Civil como apoio às famílias que precisam sair de suas residências para casas de parentes ou vizinhança.
A Semdes também tem disponibilizado dois abrigos municipais, localizados nos bairros de Jaraguá e do Poço, para as famílias que não tenham como ir para casa de parentes ou de amigos e que tenham sido encaminhadas pela equipe da diretoria social da Defesa Civil.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL