Cidades

Semarh alerta para chuvas fortes até a próxima segunda (22) em AL

Alerta de cor vermelha tem grau de severidade classificado como "Grande Perigo"

Por Tribuna Hoje com Semarh/AL 19/05/2023 15h28 - Atualizado em 20/05/2023 12h02
Semarh alerta para chuvas fortes  até a próxima segunda (22) em AL
Previsão é de chuva moderada, conforme aviso meteorológico da Semarh - Foto: Imagem ilustrativa

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SPDEN/SEMARH/AL) segue monitorando as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo.

Na manhã deste sábado (20), um novo alerta para fortes chuvas foi emitido, nas próximas horas, em algumas regiões de Alagoas. O Alerta de cor vermelha, que tem grau de severidade classificado como "Grande Perigo, é válido até esta segunda-feira (22).

A previsão da Semarh mostra a persistência de chuva com intensidade moderada nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, no decorrer deste sábado (20), podendo se estender até segunda-feira (22).

"A persistência destas condições atmosféricas favorece o aumento dos acumulados de chuva e requer atenção especial para a metade norte das regiões ambientais do Litoral e Zona da Mata do Estado de Alagoas", segundo o órgão.

Riscos de alagamentos

- Há risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos rios e riachos, bem como eleva-se o risco de deslizamentos em áreas de encosta.

- Podem ocorrer acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, incluindo região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

- Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

- Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Alagoas.

TEMPO NAS REGIÕES  

Alagoas deve registrar chuvas em quase todas as regiões neste fim semana. A previsão é da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

De acordo com o órgão, as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Maceió deve registrar, neste sábado (20), uma variação de nebulosidade e chuvas em algumas áreas. 

Já as regiões do Agreste Sertão e Sertão do São Francisco, devem registrar nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira em todo o período. A temperatura varia entre 21° C e 30°.

Ainda segundo a Sermarh, o tempo deve continuar chuvoso em algumas regiões de Alagoas neste domingo (21). A previsão é de muitas nuvens com curtos períodos sol e chuvas nas regiões do Litoral, Baixo São Francisco, Zona da Mata, Agreste e Maceió. Já as regiões do Sertão e Sertão do São Francisco devem registrar nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira. Ja a temperatura varia entre 20° C e 29° C.

CcONFIRA O TEMPO CLICANDO AQUI