Cidades

Seminário de mobilidade urbana debate problemas e soluções para o transporte público no país

Evento aconteceu em Aracaju (SE) nos dias 17 e 18 de maio e contou com gestores alagoanos e especialistas nacionais e internacional

Por Lucas França com Tribuna Hoje 19/05/2023 11h51 - Atualizado em 04/07/2023 15h19
Seminário de mobilidade urbana debate problemas e soluções para o transporte público no país
Seminário debateu temáticas como relações dos poderes público e privado, prioridade para o transporte coletivo, fontes de custeio, licitação - Foto: Edilson Omena

Aconteceu nos dia 17 e 18 de maio em Aracaju, Sergipe, o 1º Seminário de Mobilidade Urbana com palestrantes nacionais e internacionais. Ao longo dos dois dias, o evento estabeleceu a troca de conhecimento sobre os problemas e soluções para o setor do transporte público coletivo do país.

O seminário debateu temáticas como relações dos poderes público e privado, prioridade para o transporte coletivo, fontes de custeio, licitação, qualidade de vida do colaborador do transporte, sustentabilidade ambiental, acessibilidade e mobilidade urbana, inovações tecnológicas, entre outros.

A presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz, disse que o objetivo do seminário foi alcançado. “Nós alcançamos o objetivo que era atrair para nossa cidade especialista de todo o Brasil e até de fora dele com intuito de discutir o tema do transporte público, as problemáticas e juntos debatemos soluções para o setor. Acreditamos que através do evento os gestores consigam enxergar novas possibilidades para resolver os problemas de mobilidade’’, pontua Cruz ressaltando que um momento especial do evento foi também dedicado a uma painel sobre a saúde do trabalhador. “Não podemos falar de mobilidade urbana sem falar sobre os profissionais. Hoje [quinta-feira, 18] falamos sobre urbanização, mas ontem [quarta-feira, 17], tivemos um painel dedicado sobre a saúde do trabalhador, de quem faz o sistema rodoviário. Acreditamos que projetos inovadores são bons para toda cidade. Além dos usuários, toda população sai ganhando’’, ressalta a presidente da Setransp.

Raissa Cruz, presidente da Setransp/Aracaju (Foto: Edilson Omena)
Raissa Cruz, presidente da Setransp/Aracaju (Foto: Edilson Omena)



Para o presidente da Fetralse, Alberto Almeida, buscar alternativas para o setor é de suma importância. “Trazer um evento dessa magnitude é uma honra para a Fetralse e acreditamos que juntos, com as principais representações do transporte no país e participações de referências do mundo, vamos buscar alternativas que contribuam com o desenvolvimento do transporte público e da mobilidade urbana”.

O Seminário de Mobilidade Urbana é uma iniciativa da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse) em parceria com os sindicatos filiados, além da correalização da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Programa Ambiental Despoluir, Serviço Social do Transporte (Sest )e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Mais Aracaju.


DEBATE


A primeira mesa redonda discutiu o tema: Como a união dos poderes público e privado contribuem para com a Mobilidade Urbana, com os convidados: Vander Costa – Presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e mediação Edvaldo Nogueira – Pres Frente Nacional de Prefeitos e Prefeito de Aracaju (SE); Fábio Mitidieri – Governador de Sergipe; Alberto Almeida – Presidente da Fetralse.

O prefeito Edvaldo Nogueira disse que o sistema de transporte público coletivo do país “se encontra na UTI”, e que somente com uma atuação rápida e forte dos entes federativos, será possível salvá-lo. “Estamos vivendo um momento muito complexo no transporte coletivo do Brasil e precisamos enfrentar. O sistema está, de fato, na UTI, e sem a ajuda de todos, não será possível minorar a crise”, falou.

Nogueira ressaltou ainda que os problemas enfrentados no sistema de transporte são reflexo da pandemia da Covid-19. “A pandemia agravou a crise no sistema como um todo, em virtude da obrigatoriedade da redução do número de passageiros e da manutenção de toda a frota circulando para atender a população com segurança. Além do aumento no valor do combustível foi outro fator determinante “para o desequilíbrio do sistema. Atualmente temos frotas envelhecidas e uma tarifa que não sustenta o sistema, mas que é pesada para o cidadão que paga, entre muitos outros problemas que afetam o transporte público brasileiro. Além disso, nenhuma tarifa do transporte público que é cobrada ao cidadão reflete o custo real do sistema. Isso significa que, para manter a prestação dos serviços aos cidadãos, os municípios precisam arcar com um valor substancial para assegurar que o sistema continue operando. Mas essa conta já não fecha mais. Tornou-se insustentável. Em Aracaju, investimos R$ 9 milhões, por ano, para subsidiar o transporte público. Por isso, precisamos que haja uma divisão entre governos municipais, estaduais e federal para que um novo modelo de financiamento seja criado”.

Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (esquerda), Alberto Almeida, presidente da Fretalse (meio), Fábio Motidieri, governador de Sergipe (meio) e Vander Costa, CNT (direita) )(Foto: Edilson Omena)
Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (esquerda), Alberto Almeida, presidente da Fretalse (meio), Fábio Motidieri, governador de Sergipe (meio) e Vander Costa, CNT (direita) )(Foto: Edilson Omena)



Já o governador de Sergipe Fábio Mitidieri, concordou com as falas do prefeitpo e ressaltou a necessidade da colaboração entre os diferentes setores, destacando a importância da parceria entre o poder público e privado nas melhporias da mobilidade urbana. "Nosso governo está a disposição do setor privado, pois precisamos ser aliados nesse processo. É necessário contarmos com a parceria do Governo Federal e juntos, poderemos trabalhar para proporcionar um transporte coletivo público e de qualidade, incluindo os investimentos em rodovias em benefício da mobilidade. Podemos estimular  ainda, o uso de meios de transporte que promovam a mobilidade sustentável, a exemplo de bicicletas. Nosso objetivo é contribuir com o debate para encontrarmos soluções que assegurem a acessibilidade, conforto, segurança e a eficiência dos deslocamentos urbanos.”

Gestores alagoanos participam de painéis e ressaltam os projetos em prática em Maceió


O superintendente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, em Alagoas, André Costa, participou do evento e falou sobre os projetos de mobilidade Urbana de Maceió. Em sua fala, Costa destacou a gratuidade no transporte público coletivo para os estudantes. Além do Domingo é Meia e o Cartão Vamu.

“São projetos de suma importância criados em parceria com os sindicatos e órgãos responsáveis. O prefeito JHC entendeu as dificuldades do setor e a necessidade do usuário e junto aos empresários foram buscar soluções. Não adianta falar sobre os problemas, pontuar de quem é a culpa e sim buscar como resolver em prol da sociedade’’, ressaltou André Costa pontuando que estes e outros projetos de mobilidade são exemplos para todo o país.

André Costa, superintendente da DMTT Maceió (com microfone) Foto: Edilson Omena
André Costa, superintendente da DMTT Maceió (com microfone) Foto: Edilson Omena



Já no painel Segurança jurídica e licitação do Transporte Público, Henrique Schwambach – Empresário da Real Alagoas e representante do Sintran/AL reforçou como anda o setor e as melhorias feitas na capital alagoana.

Henrique Schwambach – Empresário da Real Alagoas e representante do Sintran/AL (ao centro) (Foto: Edilson Omena)
Henrique Schwambach – Empresário da Real Alagoas e representante do Sintran/AL (ao centro) (Foto: Edilson Omena)



INTERNACIONAL

O diretor de Cooperação Internacional da Agência de Cooperação e Investimento de Medellín, Jonathan Ballesteros também participou do seminário na mesa redonda: Prioridades para o ônibus e a contribuição para com a Segurança e Mobilidade Urbana. Ele mostrou como funciona o transporte coletivo em Medellín, na Colômbia.

PRÊMIO SETRANSP


Paralelo ao Seminário, aconteceu a 11ª edição do Prêmio Setransp de Jornalismo.Neste ano, a premiação que já é consolidado contou com 76 trabalhos da imprensa sergipana inscritos.

O prêmio trouxe a temática “As condições do transporte público coletivo no pós-pandemia e alternativas para fontes de custeio extra tarifários”.

As reportagens concorreram nas categorias: Áudio Reportagem, Texto Reportagem, Vídeo Reportagem, Melhores Imagens, Melhores Fotos, Reportagem Especial e, ainda Reportagem Laboratório (para estudantes de Jornalismo).

Durante a premiação ocorreu um debate importante tanto para o setor, bem como para a imprensa local: a mesa redonda “Comunicação como ferramenta de melhoria do transporte”, que trouxe jornalistas brasileiros renomados para conversar diretamente com os profissionais sergipanos. O coordenador do G1 Alagoas, Cau Rodrigues esteve no debate.