Cidades

Detran de Alagoas zera fila para agendamento de prova prática

Mutirão de CNH reduziu de 120 para três dias o tempo de espera para o exame

Por Ascom Detran/AL 17/05/2023 18h14
Detran de Alagoas zera fila para agendamento de prova prática
Mutirão da CNH, lançado em abril, passou a ofertar 4 mil vagas extras para que os usuários pudessem antecipar suas provas - Foto: Ascom Detran/AL

Com o objetivo de melhorar a prestação de serviço ao cidadão, o Detran Alagoas pôs fim à fila para agendamento de exame prático de direção veicular na categoria B. A solução para a espera que durava cerca de 120 dias foi o mutirão da CNH, lançado em abril, que passou a ofertar 4 mil vagas extras para que os usuários pudessem antecipar suas provas.

A iniciativa está beneficiando, principalmente, os candidatos interessados na primeira habilitação e na mudança de categoria, que escolhem realizar os exames em Maceió e Arapiraca. De acordo com o chefe da Comissão Examinadora de Trânsito, Fábio Monte, além de zerar a fila, a ampliação de vagas refletiu positivamente no tempo de conclusão do processo de habilitação

"Anteriormente, a espera para o agendamento adiava a conclusão do processo. Agora, quem é reprovado tem um tempo menor para realizar um novo exame. Assim que o resultado entra no sistema, basta pagar a taxa de reteste e agendar para qualquer data. Não há carência para agendar, basta apenas ter a vaga disponível" disse.

O mutirão integra as ações dos primeiros 100 dias de trabalho da atual gestão do Detran e contou com o apoio do governador Paulo Dantas. A ação continua, mesmo com a fila zerada, para facilitar a conclusão do processo de CNH. Os candidatos que já realizaram o curso teórico obrigatório e foram aprovados na prova teórica devem acessar o endereço detran.al.gov.br para agendar o exame prático. Sem fila é possível agendar a prova em até três dias.

“Esse resultado é motivo de orgulho para nós, porque entendemos o quanto a longa espera causava um impacto negativo na vida dos alagoanos, principalmente aqueles que dependem da habilitação para começar a trabalhar. Então, zeramos a fila e pretendemos seguir mantendo esse ritmo e melhorando cada vez mais a prestação dos nossos serviços. A partir do mês de junho vamos estender o mutirão para o interior do Estado. Estamos investindo em tecnologia para que o Detran/AL seja cada vez mais acessível e digital ao público”, concluiu o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman.