Cidades
Alunos do Sesc Jaraguá participam de projeto literário com livros de autores alagoanos

Entrar no universo de um livro, conhecer sua história em todos os detalhes, vivenciá-lo. A interação com a literatura pode proporcionar experiências de encantamento e muito aprendizado, tanto para adultos quanto para crianças, e é por acreditar nisso que a Escola Sesc Jaraguá realizou hoje (12) um evento literário, no qual alunos de diversas turmas fizeram apresentações baseadas nos livros lidos por eles nas salas de aula.
“Todos os anos a gente realiza um projeto de leitura, o que muda é o foco do projeto. Para este ano escolhemos os livros da Coleção Coco de Roda, da Impressa Oficial Graciliano Ramos. São livros de autores alagoanos que retratam a história de Alagoas. Em cada turma foram trabalhadas habilidades de escrita, leitura, oralidade e atenção à escuta, de acordo com a faixa etária.”, explicou a gerente de Educação da Escola Sesc Jaraguá, Julianne Tenório.
Na turma do 3º ano da manhã, o livro escolhido foi o “O Segredo do Rio Mundaú”. A história, que é ambientada na Serra da Barriga, em União dos Palmares, conta sobre a trajetória de Zumbi e aborda também um pouco do folclore brasileiro, ao colocar o líder quilombola como amigo da sereia Iara.
A professora do 3º ano matutino, Isaleya Sacramento falou sobre seu contentamento ao trabalhar esse livro na sala de aula. “Foi mágico pra gente. A partir dele nós fizemos várias pesquisas e as crianças puderam conhecer a história real de Zumbi, além da parte imaginária. Não foi só a leitura pela leitura. Foi uma leitura com história, com conhecimento, com vivências.”
Sara Lavínia, aluna de Isaleya, disse ter gostado muito de ter aprendido sobre a história de Zumbi. “Eu aprendi que Zumbi foi um grande guerreiro pra o seu povo, e que a liberdade é a coisa mais importante.”
O evento do projeto não só contou com a presença dos pais dos alunos, mas também com a de alguns dos autores dos livros trabalhados. Entre eles estava Diana Moura, autora do livro “Daniel e a Zamba do Sertão”, que fala sobre um garoto que, ao fazer um passeio com seu avô pelo município de Maravilha, no interior de Alagoas, desenvolve uma amizade com uma preguiça gigante.
“O livro foi lançado em 2015, mas eu ainda não tinha tido contato com as crianças que leram pra entender como foi a visão delas da história, e estou sem palavras. Elas estão cheias de ideias, querendo transformar o livro em filme, em jogo... É maravilhoso ver tudo o que eles compreenderam a partir do livro e que funcionou como ponto de partida pra que a imaginação deles pudesse ir ainda mais longe.”, disse Diana.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL
-
5Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa