Cidades
Mãe, amiga e confidente, merendeira cativa alunos de escola estadual
Servidora na Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa, Loirrane é uma segunda mãe para os estudantes da unidade onde também estuda a própria filha
Todos os dias, Loirrane Ângelo do Nascimento exerce seu trabalho com perfeição. Merendeira na Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, ela se esforça em preparar a melhor refeição aos alunos daquela unidade de ensino. Só que o tempero de seus pratos tem um ingrediente: o amor. E é exatamente por todo esse afeto aos estudantes que ela é considerada uma segunda mãe para os jovens da escola.
Há 12 anos trabalhando na unidade de ensino, Loirrane conquistou a todos pelo seu profissionalismo, carisma e predisposição em ajudar. Sua gentileza e simpatia fizeram com que ganhasse a confiança dos estudantes. Nela, eles enxergam uma amiga e confidente, alguém com quem podem conversar abertamente. "Nós estamos aqui na merenda, mas também somos mães e nos preocupamos com nossos alunos. É tia pra lá, tia pra cá, e acabamos nos tornando segundas mães desses meninos. Percebo que eles sentem falta de conversar, de serem ouvidos. O mundo oferece muitas coisas lá fora, e nem todas são boas. Por isso, nós da merenda sempre buscamos aconselhar essa turma. Temos experiência, pois também somos mães", destaca .
Aluna da 1ª série do ensino médio, Carla Mikaele Cardoso conhece Loirrane desde a época em que chegou à escola para cursar a 6ª série. Ela ressalta o carinho e o zelo que Loirrane tem por cada estudante. "Certa vez, presenciei ela consolar e tranquilizar uma colega que estava tendo uma crise de ansiedade. Até hoje a menina é grata a ela. Ela e todas as 'tias' da merenda são muito acolhedoras e, por isso, são como nossas segundas mães", frisa Carla.
Confiança
O vínculo entre Loirrane e a escola é tão forte que, no ano passado, ela optou por matricular sua filha Maria Clara na Camerino. E, para isso, não hesitou em tirá-la do colégio particular onde até então estudava, confiando sua formação à rede estadual de ensino. "Gosto muito da Camerino. É uma escola organizada e que se preocupa com seus alunos. Por isso, não pensei duas vezes ao trazê-la para cá. Ela se adaptou muito bem. Gosta dos professores, dos amigos, e tira ótimas notas. Fora isso, também me sinto mais segura tendo-a por perto, pois podemos ir e voltar juntas", observou.
A filha, Maria Clara Nascimento, confirma que é importante ter a mãe por perto. "Gosto demais da Camerino, e ter a minha mãe junto a mim é muito bom, pois, como a escola é de tempo integral, passo a maior parte do meu dia aqui", conta a estudante.
Já a diretora Sheila Cardoso se diz grata por Loirrane ter escolhido matricular a filha na escola. "Ela é muito querida por todos, e ter uma mãe que é tão participativa e, ainda por cima, nossa servidora, é motivo de muita alegria para todos nós. Afinal, a parceria entre escola e família é a chave para uma educação de qualidade e transformadora", avalia.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 23 pessoas morrem