Cidades

Cimento é retirado de dentro do sistema de drenagem na Ponta Verde

Borra de cimento foi descartada de forma irregular no sistema de esgotamento de água da chuva

Por Mariane Rodrigues / Ascom Seminfra 03/05/2023 02h02
Cimento é retirado de dentro do sistema de drenagem na Ponta Verde
Borra de cimento é retirada de galeria de água da chuva - Foto: Seminfra

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) trabalha desde a manhã desta terça-feira (2) na desobstrução de uma galeria que teve o funcionamento afetado, após o descarte irregular de cimento dentro do sistema de drenagem. A identificação do problema ocorreu na Rua Valdo Omena, que fica localizada na Ponta Verde, próxima à Praça do Skate. A empresa responsável pelos serviços foi autuada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Segundo a Semurb, borra de cimento estava sendo despejada diretamente na rede de drenagem, quando a empresa lavava o caminhão da betoneira, que realiza a concretagem.

De acordo com o coordenador de Drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, na localidade está ocorrendo a execução de uma obra particular. “O material petrificou dentro da galeria, o que causou a obstrução da tubulação, impedindo que a água da chuva escoasse normalmente. A rua ficou alagada nos últimos dias, quando fortes chuvas caíram na capital”, explica o coordenador de drenagem.

Rodas explica que, ao identificar o alagamento, as equipes de drenagem foram ao local para realizar a limpeza da rede de drenagem, momento em que, ao abrir as bocas de lobo, foi identificado o cimento na tubulação.

A Semurb notificou e autuou a construtora pelo lançamento de efluentes na rede de drenagem de águas pluviais de Maceió.

Semurb autua empresa de drenagem que descartou de forma irregular cimento em rede de galeria pluvial (Foto: Seminfra)