Cidades

Museu de História Natural faz 33 anos e celebra com programação especial aberta ao público

Exposições temáticas, visitas, oficinas e atividades lúdicas fazem parte da programação festiva no próximo domingo (7)

Por Thâmara Gonzaga / Ascom Ufal 02/05/2023 18h28 - Atualizado em 03/05/2023 02h13
Museu de História Natural faz 33 anos e celebra com programação especial aberta ao público
Museu de História Natural faz 33 anos - Foto: Divulgação

Espaço em que se preserva, estuda e ajuda a contar as etapas da evolução da natureza, o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é o único do estado e completa 33 anos no próximo domingo, 7 de maio.

Para celebrar a data, foi montada uma programação especial que promete agradar crianças e adultos. Exposições temáticas, visitas mediadas às coleções científicas com roda de conversa, oficinas e atividades lúdicas fazem parte do dia festivo. Pode ir com a família, os amigos e também com o grupo da instituição de ensino.

O MHN estará aberto para receber o público. Lembrando que é tudo gratuito e não precisa se inscrever. “Destaco que o público poderá fazer visitas a laboratórios que, rotineiramente, só estão abertos a pesquisadores”, antecipa o diretor do MHN, Jorge Luiz da Silva.

Vamos conferir?

A programação começa às 9h com a oficina sobre confecção em massinha de modelar da metamorfose do sapo. Na sequência, às 10h, os participantes poderão reconstruir o fundo do mar em biscuit. À tarde, a partir das 14h, haverá mais um momento de oficina de massinha de modelar da metamorfose do sapo, atividade com origami para mostrar a biodiversidade no papel e uma ação sobre o pequeno guerreiro pré-histórico.

Os pesquisadores do MHN também se reunirão com o público presente em rodas de conversa sobre paleontologia, aves, ornitologia, vida marinha e trabalho do biólogo marinho. Nos períodos da manhã e da tarde, serão realizadas visitas mediadas às coleções científicas do museu. Uma ótima oportunidade para conhecer a exposição Insetolândia e saber mais sobre o mundo dos insetos. Conferir também a Diversidade de moluscos de Alagoas, a Coleção de Crustáceos, além da representação da fauna e de ambientes nordestinos produzidos em óleo sobre tela, rochas e madeira.

Encerrando a programação, a equipe do Museu montou atividades lúdicas com a Roleta herpetológica, Conhecendo sítios arqueológicos e Mural de pintura rupestre.

Vai ser um domingo todo para se divertir e aprender sobre as Ciências Naturais. Para não perder nada, confira o horário de cada atividade nas imagens no Instagram do MHN.

Berço das Ciências Naturais em Alagoas

O MHN da Ufal foi criado por meio da resolução Nº 015/90, do Conselho Universitário da Ufal, no dia 7 de maio de 1990, como um órgão suplementar de natureza técnico-cultural. Vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), o órgão coopera de modo científico-cultural com as atividades de ensino, pesquisa, extensão e técnica, atendendo estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e à comunidade em geral.

Além de espaço formal de ensino, voltado para os trabalhos acadêmicos, o MHN recebe a visitação do público em geral para conhecer as exposições de longa duração com informações relacionadas ao ambiente natural de Alagoas.

“O MHN, nos 33 anos de sua história, vem contribuindo com o conhecimento sobre a biodiversidade, geodiversidade e arqueologia de Alagoas, inclusive na formação de alunas e alunos de graduação e pós-graduação desse e de outros estados do país”, informa o diretor do MHN, Jorge Luiz da Silva. E destaca: “somos o único museu de história natural em Alagoas. Por isso, exercemos também um papel importante como divulgador das ciências naturais para o grande público que o visita, principalmente crianças, jovens e adultos das escolas do estado e do Nordeste”.

Para saber mais sobre o MHN, acesse aqui.