Cidades
Intervenções irregulares na rede elétrica podem causar acidentes fatais ao construir ou reformar
Além de campanhas educativas, a Distribuidora também tem alertado as empresas sobre o uso de EPIs e distância mínima da rede elétrica
Fazer intervenções na rede elétrica sem autorização da Distribuidora de energia pode causar acidentes graves e fatais. Por isso, a Equatorial Alagoas vem intensificando as ações educativas no que diz respeito ao manuseio da rede elétrica dentro e fora das residências.
Além das campanhas educativas, realizadas nas redes sociais e na imprensa de todo o estado, a Distribuidora também tem alertado os trabalhadores de empresas de telefonia, obras e construção civil sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre a distância mínima para realizar atividades próximas da rede elétrica.
Na terça-feira (25), por exemplo, técnicos da Distribuidora realizaram uma operação de segurança, no Centro de Arapiraca, para alertar trabalhadores que estavam realizando uma intervenção indevida na rede elétrica, durante a instalação de placas de sinalização. A empresa foi alertada sobre os riscos, distância mínima da rede energizada e a utilização dos equipamentos de proteção para a execução do serviço.
De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial, Bruno Pimentel, é preciso ficar atento aos fatores de risco para evitar acidentes e possíveis fatalidades. “A falta de atenção somada ao desconhecimento sobre os perigos, o manuseio inadequado de ferramentas, além da aproximação de obras junto à rede elétrica são fatores que podem ser fatais, caso haja contato do trabalhador com a rede energizada”, explicou o executivo.
“Infelizmente, tem sido bastante comum ver notícias de acidentes durante o trabalho de construção ou reforma e uma das principais causas é o toque acidental na rede elétrica, seja de uma escada, andaime ou cabo de rolo de pintura. Por isso, reforçamos a importância de manter uma distância segura de no mínimo três metros da rede da Equatorial e ter atenção às atividades executadas, além de sempre fazer uso de equipamentos de proteção individual. Essas são uma das principais medidas de prevenção dos acidentes com a energia”, aponta Pimentel.
Confira orientações importantes para evitar acidentes causados por intervenções irregulares:
Jamais faça ligação de energia de forma clandestina e/ou por conta própria;
Somente profissionais capacitados e habilitados podem intervir na rede;
Intervenções por terceiros, além de ser crime, podem causar graves acidentes para quem realiza, e também para as pessoas ao redor. Este tipo de situação sobrecarrega a rede ocasionando faltas de energia e prejuízos a todos;
Para os trabalhadores que utilizam andaimes, a orientação é respeitar a distância segura da rede elétrica de pelo menos 3 metros;
Nunca instale cercas elétricas improvisadas. A instalação e parametrização de cercas só deve ser feita por profissionais qualificados, respeitando a legislação de segurança e com equipamentos adequados.
A Equatorial Alagoas orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligando o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas