Cidades

TJ/AL promove Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação de 2 a 5 de maio

Palestras, rodas de conversa e seminário fazem parte da programação em Maceió e Arapiraca; inscrições estão abertas no site da Esmal

Por Dicom TJAL 25/04/2023 09h53 - Atualizado em 25/04/2023 15h19
TJ/AL promove Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação de 2 a 5 de maio
Palestras, rodas de conversa e seminário fazem parte da programação em Maceió e Arapiraca; inscrições estão abertas no site da Esmal - Foto: Dicom TJAL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) promove, de 2 a 5 de maio, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. Palestras, rodas de conversa e seminário fazem parte da programação em Maceió e Arapiraca. Servidores podem se inscrever aqui. Ao final do evento, os participantes receberão certificado.

A iniciativa é das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do Poder Judiciário de Alagoas e dá cumprimento à resolução 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é conscientizar magistrados, servidores e demais colaboradores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) sobre essas práticas.

Confira abaixo a programação:


02/05 - Roda de Conversa, às 14h, no Salão do Júri do Fórum da Capital
• Tema: Direito à desconexão e assédio moral.
• Participantes: procurador do Trabalho Rodrigo Raphael Rodrigues de Alencar e a psicóloga do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, Karolina Felix da S. M. Accioly.

A roda de conversa será mediada pelo integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do TJ/AL, Cleyson Francisco da Silva.

03/05 - Roda de Conversa, às 9h, no auditório do Fórum de Arapiraca
• Tema: Assédio moral e saúde mental.
• Participantes: gerente e assistente social do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest de Arapiraca, Davana Pimentel, e a advogada especialista em Direito Penal e Processo Penal, atuante no combate à violência de gênero, Paula Tenório.

A mediação será feita pela magistrada titular do Juizado da Mulher de Arapiraca e integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do TJ/AL, Clarissa Oliveira Mascarenhas.

04/05 - Seminário, às 14h, na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), com transmissão pelo Youtube do TJ/AL

Painel de abertura com a presença do presidente do TJ/AL, Fernando Tourinho, do corregedor-geral da Justiça, Domingos Neto, e dos presidentes das Comissões.

• Tema: A Política de prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do TJ/AL

Palestrantes:


Andréa Santa Rosa, integrante da Coordenadoria de Direitos Humanos do TJ/AL e secretária da Comissão de Prevenção do Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do TJ/AL.

Sandro Augusto dos Santos, juiz e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do Primeiro Grau.
Duração: 40 minutos

Painel I:
• Tema: Assédio sexual: um olhar sob a perspectiva de gênero
Palestrante: Elaine Cristina Pimentel Costa, diretora da Faculdade de Direito de Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Debatedora: Jenyfer Nascimento Silva, integrante eleita da Comissão contra o assédio e discriminação do TJ/AL
Duração: 40 minutos.

Painel II:
• Tema: Discriminação: sentidos e dimensões
Palestrante: Nathalia de Lima Catão, advogada, professora de Direito Constitucional e de Direito Internacional, procuradora municipal de São Miguel dos Campos e vice-presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB/AL.
Debatedor: Suhed Acioli Mansur Lopes, advogada, subprocuradora do Município de Barra de São Miguel e integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJ/AL, na condição de representante da OAB/AL.
Duração: 40 min

05/05, palestras para terceirizados do Judiciário

Às 9h, no auditório do Fórum de Arapiraca, com a juíza titular do Juizado da Mulher da comarca, Clarissa Oliveira Mascarenhas.

Às 10h, no Fórum da Capital, palestra com a magistrada Emanuela Porangaba, titular da 21ª Vara Cível da Capital e integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJ/AL.