Cidades

Tribuna é a grande vencedora do Prêmio Sinturb de Jornalismo

Matérias da Tribuna Independente e do Tribuna Hoje foram premiadas; repórter fotográfico Edilson Omena levou o 1º e 2º lugar

Por Rívison Batista com Tribuna Independente 19/04/2023 22h41 - Atualizado em 25/04/2023 16h57
Tribuna é a grande vencedora do Prêmio Sinturb de Jornalismo
Thayanne Magalhães, Lucas França e Edilson Omena seguram seus troféus do Prêmio Sinturb - Foto: Itawi Albuquerque

Aconteceu, na noite desta quarta-feira (19), o Prêmio Sinturb de Jornalismo. O Hotel Jatiúca, na orla de Maceió, foi o palco do evento. O jornal Tribuna Independente venceu na categoria "Impresso", o portal Tribuna Hoje ficou em segundo lugar na categoria "Webjornalismo" e o repórter fotográfico Edilson Omena ficou em primeiro e segundo lugar na categoria "Fotojornalismo". A equipe também conquistou o segundo lugar em "Reportagem Especial".

Edilson Omena expressou sua alegria pelas conquistas. "Estou muito feliz por esses dois prêmios. Quero agradecer à Tribuna pela oportunidade que me deu, de trabalhar no jornal, e eu dedico esses prêmios a todos os meus colegas de trabalho. Estou muito feliz, pois não é fácil você no dia a dia, no trabalho, tirar uma foto boa que possa ganhar um prêmio, diante das dificuldades que a gente enfrenta todos os dias", disse o repórter fotográfico que foi premiado duas vezes na mesma categoria com fotos nas reportagens "Acessibilidade no transporte público garante aos cadeirantes o direito de ir e vir em Maceió" (2º lugar) e "Rodoviário mostra como usar o elevador de acessibilidade" (1º lugar).

A repórter Thayanne Magalhães e o repórter Lucas França venceram em três categorias. A dupla conquistou o primeiro lugar na categoria "Impresso" com a reportagem "Transporte gratuito diminui evasão escolar em Maceió", o segundo lugar na categoria "Webjornalismo" com a matéria "Acessibilidade no transporte público garante aos usuários com necessidades especiais o direito de ir e vir" e o segundo lugar em "Reportagem Especial" com "Mobilidade urbana: afundamento do solo deixa Flexais isolados e sem opções de transporte coletivo".

"Estou feliz e realizada de estar levando o nome da Tribuna mais uma vez ao pódio, em mais um prêmio, e dessa vez em três categorias. As reportagens falaram sobre temas relevantes para a sociedade alagoana, que é a qualidade do transporte coletivo para a população", disse Thayanne.

O repórter Lucas França não escondeu a emoção pelas três conquistas da noite. "É uma emoção imensa ter esse reconhecimento mais uma vez no Prêmio Sinturb de Jornalismo e em três categorias diferentes. Isso mostra que estou no caminho certo. Isso se torna especial, porque a cada matéria a gente aprende, já que somos produtores, repórteres e até editores. Esses prêmios que têm temas específicos são ótimos, pois a gente aprende durante o processo de produção do material. Parece repetitivo ou clichê, mas neste momento eu agradeço a minha família, a meus amigos e a minha namorada pelo apoio", afirmou Lucas.

Profissionais colecionam premiações em categorias distintas

Premiados na quarta-feira, Lucas França, Edilson Omena e Thayanne Magalhães colecionam diversos prêmios em categorias distintas.

Formado há nove anos, o jornalista Lucas França da Silva, natural de Paulo Jacinto, na zona Agreste de Alagoas é um dos destaques da Jorgraf, detentora do portal Tribuna Hoje, jornal Tribuna Independente e TV Web Tribuna no Youtube. Há seis anos atuando nos veículos da Jorgraf, o repórter já conquistou 15 prêmios com temáticas diversas nas categorias jornalismo impresso e webjornalismo, destes dois a nível nacional.

O profissional afirma que não há um prêmio mais importante que o outro. E que cada um lhe desperta um sentimento. “São 15 prêmios em premiações distintas com temáticas distintas. Não há um ou outro mais importante. Todos são especiais porque é reconhecimento do nosso trabalho. Mas existem alguns que a gente consegue definir melhor a sensação de recebê-lo. Por exemplo, um que sempre falo com emoção é o extinto Braskem de Jornalismo que foi meu primeiro prêmio. Cito-o porque foi com uma matéria que eu jamais imaginaria que iria vencer uma disputa, eu não apostava muito, mas inscrevi porque não custava nada tentar. Imagine você sugerir a pauta, apurar, produzir e escrever após plano A cair. A pauta foi sobre mulheres que correm vaquejada, mulheres que sobrevivem disto e feita em meio a uma polêmica sobre o esporte. Sim, venci na categoria esportiva que não é do meu domínio. Então, por isso celebro com carinho essa conquista. E têm os nacionais que são especiais porque a gente disputa com jornalista do país inteiro e, trazer o troféu para Alagoas, é muito gratificante porque mostra que estamos competindo de igual para igual”, disse Lucas.

Prestes a completar 10 anos na Tribuna, atuando também em webjornalismo e no jornalismo impresso (este por quem tem um carinho especial e não esconde), a premiadíssima jornalista Thayanne Magalhães já coleciona 16 prêmios, destes um nacional conquistado no dia 30 de março em São Paulo.

Ainda extasiada com a premiação na terceira edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo, a repórter Thayanne Magalhães disse estar realizada. “Me sinto feliz de levar o nome da Tribuna para o pódio e realizada por ter meu trabalho reconhecido. Não é fácil dar conta da vida de mãe solo, sem rede de apoio nenhuma e ainda correr atrás de pautas especiais, enquanto dou conta das factuais, mas o prazer de ser premiada sempre me impulsiona a sempre dar o meu melhor nas minhas reportagens”, afirma.

Já o repórter fotográfico Edilson Omena conquistou quatro prêmios em cinco anos atuando na Tribuna. Apaixonado por fotografias, Omena diz que sempre procurar se atualizar para levar a melhor imagem para o leitor. “Estou muito feliz em conquistar mais esses troféus e levar o nome da cooperativa avante. Uma casa que me acolheu com respeito e confiou em meu trabalho”, disse o repórter fotográfico.

Jorgraf reforça a importância da independência jornalística

O presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel, parabenizou os premiados e disse que o resultado é fruto de um trabalho em equipe.

“A entusiástica e fervorosa alegria de vocês, companheiros Edilson, Lucas e companheira Thayanne, também é minha e de todos os colaboradores e empreendedores que fazem a nossa Jorgraf. Até porque o slogan do cooperativismo é muito atual - ninguém é forte sozinho. E esse DNA já está muito bem encravado no modelo de produção de vocês, meus encantados e ardorosos premiados… nada hoje é fácil para trilhar nessa difícil estrada da comunicação. Uns futurólogos já cravam, há muito tempo, que esse modelo de produção impressa, rádio e TV não mais atende aos anunciantes e consumidores. Mas não sou eu que afirmo, são os nossos embevecidos e divinos troféus que se multiplicam nas prateleiras dos nossos cooperados, que cravam que a história não é tão bem assim. O volume de belas produções jornalísticas de excelentes qualidades por vocês produzidas fala por si só”, pontuou Paulo Gabriel.

A diretora comercial Marilene Canuto compartilha do mesmo pensamento de Paulo. “Somos fortes e temos em nossa cooperativa profissionais dedicados e competentes. Principalmente por acreditarmos no seu potencial. Me sinto honrada fazendo parte desse grandioso projeto. Lucas, Thayanne e Edilson, profissionais que muito orgulho nos tem dado, assim como outros da nossa cooperativa. Estes profissionais estão em evidência sendo premiados tanto em nível local quanto nacional, elevando o nome da Jorgraf ao mais alto grau”.

“Estamos muito felizes com mais uma conquista dos nossos cooperados Thayanne, Edilson e Lucas. Mostrando que é possível fazer jornalismo independente, rompendo barreiras do poder econômico, tendo como base o cooperativismo para garantir o funcionamento de veículos de comunicação em várias plataformas, desde o tradicional jornal impresso diário ao espaço virtual que garante difundir notícias com a agilidade que o momento nos cobra. Tudo isso com a responsabilidade de quem trabalha pautado na ética e no compromisso profissional em levar a verdade dos fatos ao público alagoano”, destacou o diretor administrativo-financeiro Flávio Peixoto.