Cidades

Coordenações municipais de Defesa Civil recebem previsões de chuva e seca para 2023

Boa notícia para os municípios do Leste (litoral Norte e Sul) e região Metropolitana é que a partir de julho haverá uma redução gradual

Por Imprensa AMA 18/04/2023 18h49 - Atualizado em 18/04/2023 23h57
Coordenações municipais de Defesa Civil recebem previsões de chuva e seca para 2023
Reunião aconteceu na AMA nesta terça (18) - Foto: Imprensa AMA

Alagoas terá extremos climáticos em 2023. O alerta foi dado nesta terça-feira pelo superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Vinícius Pinho, durante a reunião promovida pela AMA para os coordenadores municipais da Defesa Civil. A partir do início de maio a quadra chuvosa começa com a possibilidade de inundações pontuais por causa do aquecimento do oceano Atlântico, o que favorece a essas situações. A boa notícia para os municípios do Leste (litoral Norte e Sul) e região Metropolitana é que a partir de julho haverá uma redução gradual.

A partir daí o trabalho das comissões municipais do Agreste, Sertão e Semiárido vai precisar ser reforçado porque o período de seca previsto será severo de acordo com as previsões climáticas da Sala de Alerta. “Os coordenadores precisão estar preparados para as duas situações,” disse Vinícius Pinho que também apresentou o novo sistema de monitoramento que será integrado às cidades.

Para o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés da Silva, Alagoas está preparada para enfrentar as duas situações e destacou a importância desse trabalho de orientação que a Associação faz de forma conjunta, envolvendo todos os atores do processo.

Desde 2017 a AMA atua no fortalecimento das coordenações, disse o presidente Hugo Wanderley. De pouco mais de quinze Comdecs existentes, o número saltou para a totalidade dos municípios e a criação de uma coordenação específica na Entidade para oferecer o suporte necessários aos técnicos.

Durante a reunião o presidente também anunciou que vai solicitar à bancada federal alagoana a alocação de emendas para o aparelhamento das comissões, diante da importância delas nesse contexto de prevenção e atuação para garantir segurança à população.

Estar com toda a documentação em dia e saber o que solicitar para reestabelecimento, reconstrução e assistência, bem como a elaboração dos planos de trabalho são itens fundamentais que todo coordenador ou coordenadora precisa saber, disse o capitão Douglas, chefe do setor de desastres da Cedec. Além da reunião desta terça, uma nova capacitação será oferecida, através de live, com mais detalhes técnicos sobre quando, como e de que forma as Comdecs devem agir, principalmente na captação de recursos estaduais e federais.

Tags: