Cidades
Descarte irregular de resíduos é principal causa de transbordamentos de córregos em Maceió
Para evitar transtornos à população, prefeitura realiza a limpeza de canais diariamente
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) atua em córregos que passam nos bairros da parte alta e baixa da capital. Durante o período chuvoso, o risco de transbordamentos aumenta. Sendo assim, o órgão trabalha para que o descarte irregular de resíduos, que acabam indo parar dentro dos canais, não seja um estopim para entupimentos e, consequentemente, transtornos para a população. Somente nos três primeiros meses deste ano, mais de 1.100 toneladas de detritos foram retirados em canais da cidade.
Com o uso de máquinas como retroescavadeiras e caminhões, a equipe de garis executa a limpeza de itens como garrafas PET, embalagens em geral, resíduos domiciliares e até materiais inservíveis, como sofás, geladeiras, colchões e guarda-roupas. Ademais, os agente realizam a remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo dos rios e córregos. Em 2022, trabalhando em cerca de 24 canais, mais de 6 mil toneladas de resíduos.
O superintendente da Sudes, Moacir Teófilo, explica que o trabalho, antes e durante o período chuvoso, tem sido importante para evitar transtornos.
"A limpeza nos canais é um trabalho de extrema importância para evitar que a passagem da água seja obstruída em decorrência do descarte de resíduos inadequados que é realizado pela população. Com este serviço, podemos evitar alagamentos, já que o escoamento da água ocorrerá normalmente, sobretudo no período chuvoso”, disse ele.
Descarte correto
Para os materiais mais encontrados dentro dos córregos, que são descartados de forma irregular, a Prefeitura disponibiliza serviços gratuitos para que a população faça sua parte. A Coleta de Volumosos recolhe, na residência do cidadão, os móveis e eletrodomésticos inservíveis. O lixo domiciliar deve ser descartado na coleta regular, que atende todos os bairros da capital, de segunda a sábado. Já os materiais recicláveis podem ser despejados nos 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nas principais praças e vias da capital.
Central de Monitoramento Sudes
Através dos números 0800 082 2600, 156 ou WhatsApp 98802-4834, o cidadão pode solicitar a limpeza do canal que passa próximo a sua residência, caso observe a necessidade. Ademais, também é possível solicitar a Coleta de Volumosos, informações sobre os PEVs ou dias e horários que a coleta regular atende sua região.
"Temos um canal aberto para que a população possa entrar em contato conosco e contribuir com a nossa atuação, nos mostrando onde há algum problema não identificado ou alguma sugestão de onde podemos atuar. É importante que o cidadão ande lado a lado com a Prefeitura", completou Teófilo.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha