Cidades
Movimento Abril Verde promove Seminário de SST na Casa da Indústria

As entidades que fazem parte do Movimento Abril Verde em Alagoas voltaram a realizar o Seminário Segurança e Saúde no Trabalho de forma presencial, na manhã desta sexta-feira, 14, no auditório da Casa da Indústria, em Maceió. Os eventos vinham acontecendo de forma on-line por causa da pandemia de Covid-19.
A programação trouxe os temas "Subnotificação das doenças e acidentes do trabalho e a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio", apresentado pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, Rafael Gazzaneo; "Impactos financeiros associados ao acidente de trabalho", pelo gerente executivo do INSS em Alagoas, Marcelo Lima; e "SST e gestão de riscos: Como isso impacta na continuidade do negócio", por um representante da Usina Caeté.
O momento lúdico do seminário ficou por conta do Teatro Socioeducativo do Sesi, com a peça "Quase Nada e Tripa Seca x A maldição das doenças ocupacionais". O técnico de SST do Sesi, Walter Pitombeira, explica que uma das principais finalidades do seminário é atualizar conhecimentos área de segurança e saúde do trabalhador para diminuir os índices de acidente e também de doenças ocupacionais.
Segundo ele, o papel do Sesi é muito importante como um parceiro da indústria na redução dos impactos do absenteísmo, por meio de ações voltadas à saúde e segurança do trabalho. "Investir nos programas de saúde, de segurança e envolver a indústria, principalmente a gestão, junto com os colaboradores, traz muitos resultados positivos, apesar desses afastamentos que a gente teve nessa pandemia", disse.
O superintendente regional do Trabalho e Emprego de Alagoas, Cícero Pereira dos Santos Filho, participou do seminário e ressaltou a parceria do setor público, iniciativa privada e trabalhadores para reverter o número de acidentes no trabalho. "É muito importante essa união entre diversos setores, de órgãos que visam trazer a proteção do trabalhador. Promover medidas que possam levar mais segurança no ambiente de trabalho é bom para o trabalhador, é bom para o empregador", afirmou.
Quando o assunto é saúde e segurança, todo momento e todo instante é muito importante, observou o procurador Rafael Gazzaneo. "O problema ainda existe, ainda é muito grave, então, a importância desse evento", destacou ele, ao reforçar que todo mês deve ser Abril Verde.
Harisson Maia, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Alagoas (Sintestal), conta que as ações de conscientização já refletem em uma mudança de mentalidade. "As redes sociais contribuem para que esse avanço prevencionista aconteça. Muitas empresas também estão investindo em saúde e segurança do trabalho em decorrência do e-Social. Então, o que não era visto, agora está sendo lembrado, que é a segurança do trabalho", ressaltou.
O seminário foi promovido pelo Sesi, MPT/AL, SRTb/AL, Sintestal, Sinduscon, Ademi/AL, Sesc, Justiça do Trabalho, Usina Caeté, Cerest/AL, Faeal, MTE, Uninassau, Governo Federal, Grupo Prevencionista.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
3Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?