Cidades

Feira de orquídeas e bromélias reúne mais de mil espécies em Maceió

Por Luciana Beder – Colaboradora com Tribuna Independente 14/04/2023 10h12 - Atualizado em 14/04/2023 16h29
Feira de orquídeas e bromélias reúne mais de mil espécies em Maceió
Expectativa da 31ª edição do evento, que começou ontem e segue até domingo na sede do Ibama, no bairro da Gruta, é atrair mil visitantes por dia - Foto: Edilson Omena

A 31ª edição da Exposição de Orquídeas e Bromélias, promovida pela Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas, começou nessa quinta-feira (13) e conta com mais de mil espécies, sendo comercializadas com valores entre R$ 5 – como os mini cactos e mini suculentas – e R$ 300 – como as orquídeas. O primeiro dia foi apenas de vendas, mas a partir desta sexta-feira (14) começa a exposição.

Segundo um dos organizadores do evento, Givanildo Tenório, a feira deve atrair uma média de mil visitantes por dia até o final. “A expectativa de vendas é muito alta, a divulgação está sendo grande, então esperamos muita gente. As orquídeas e rosas do deserto são as mais procuradas”, contou.

Tenório disse que em todas as edições, que acontecem duas vezes ao ano, nos meses de abril e outubro, procuram trazer novidades.

“Trazemos novidades, plantas diferenciadas. Em cada exposição, fazemos algo diferente. Nesta, por exemplo, trouxemos a maior orquídea do mundo”, explicou o organizador do evento.

Além das orquídeas e bromélias, os visitantes podem adquirir outras plantas ornamentais, acessórios de jardinagem, adubo e outros insumos. Os expositores também dão orientação sobre o cultivo de cada espécie e os cuidados necessários.

Apaixonada por plantas, a cuidadora Maria Rosângela foi no primeiro dia da feira, gostou dos preços e acabou levando duas orquídeas.

“Sou apaixonada, comprei duas orquídeas que ainda vão florescer, uma vermelha e outra amarela. Para mim, não estão caras porque é uma coisa que eu gosto, admiro e é natureza, então para mim não tem preço. Eu tenho várias plantas como rosas do deserto, orquídeas e, principalmente, cactos, que são mais fáceis de cuidar. Mas a minha paixão mesmo é por rosas e orquídeas”, disse Maria Rosângela.

A enfermeira Gil Souza também é apaixonada por plantas e contou que as preferidas são orquídeas coloridas.

“Eu tenho um jardim em casa com umas dez orquídeas. Sempre venho nas feiras para procurar uma diferente porque gosto de cores bem diferentes. Todos dias estou no meu jardim falando com minhas plantas, cuidando delas”, afirmou Gil Souza.

A aposentada Maria Marques é uma das integrantes da Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas e contou que comparece em todas as feiras.

“Sempre estou presente em todas as feiras, não só do estado como também de encontros e exposições em outros estados. Sempre adquiro algumas, pois me considero uma amante de orquídeas e bromélias. As minhas preferidas são as Catyleas”, disse Maria Marques.

AÇÃO SOCIAL

A exposição fez uma parceria com o projeto São Cão, que cuida de 900 cães abandonados na cidade de Marechal Deodoro.

“Para ajudar nessa causa nobre, estamos pedindo que o visitante traga um pacote com um quilo de ração e em troca oferecemos uma muda de orquídea para a sua coleção. É uma maneira de ajudar e ainda levar uma plantinha linda para casa”, explicou o responsável pela ação Ney Arrais.

O evento funciona das 9h às 18h e segue até este domingo (16), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Gruta de Lourdes, em Maceió.