Cidades
População denuncia descarte de pneus próximo ao Caic do Benedito Bentes
Pneus são criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya

Moradores do Benedito Bentes denunciaram na manhã deste sábado (8) que vários pneus foram descartados na região do Caic do bairro, à beira de um canavial, e que já estão cheios de larvas do Aedes aegypti. Durante o período chuvoso que começa no outono, o acúmulo de água na parte interna dos pneus vira criadouro do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya.
Levantamento
Levantamento recente realizado pelo jornal Tribuna Independente ao final do mês de março, mostra que os casos de chikungunya em Maceió tiveram números 30 vezes maiores no começo deste ano, quando comparados ao mesmo período em 2022, 2.937% de aumento. A dengue, no entanto, registrou queda de 35%.
Na capital, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram 243 casos de chikungunya este ano, contra apenas oito de janeiro até março do ano passado.
O infectologista Fernando Maia declarou ao jornal que dentre as doenças causadas pelo Aedes aegypti, é normal que uma delas apareça com mais frequência que as outras, dependendo da época. Em 2022, por exemplo, a dengue teve mais registros em Alagoas, enquanto a chikungunya apareceu mais este ano.
Segundo o especialista, para combater as doenças é preciso eliminar os criadouros, sendo esta a medida mais eficaz. Uso de repelente, inseticidas ou carro fumacê são consideradas por Fernando Maia apenas medidas paliativas e parciais.
A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, disse que a população precisa ficar de olho aos locais que acumulam água semanalmente. Além disso, quem encontrar criadouros como os pneus citados acima, deve denunciar através do Disque Dengue, pelo número (82) 3312-5495.
Em caso de sintomas dessas doenças, a indicação é procurar atendimento médico nos casos mais graves. Dor forte nas articulações e febre alta que dura mais de 12 horas, que volta mesmo após tomar remédio, são indicativos que é preciso procurar atendimento médico.

Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
3Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Teia de segredos!
Final explicado da série 'Cilada': crime e conspiração revelados