Cidades

População denuncia descarte de pneus próximo ao Caic do Benedito Bentes

Pneus são criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya

Por Tribuna Hoje com Tribuna Independente 08/04/2023 10h20 - Atualizado em 08/04/2023 18h54
População denuncia descarte de pneus próximo ao Caic do Benedito Bentes
Pneus descartados no Benedito Bentes - Foto: Edilson Omena

Moradores do Benedito Bentes denunciaram na manhã deste sábado (8) que vários pneus foram descartados na região do Caic do bairro, à beira de um canavial, e que já estão cheios de larvas do Aedes aegypti. Durante o período chuvoso que começa no outono, o acúmulo de água na parte interna dos pneus vira criadouro do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya.

Levantamento

Levantamento recente realizado pelo jornal Tribuna Independente ao final do mês de março, mostra que os casos de chikungunya em Maceió tiveram números 30 vezes maiores no começo deste ano, quando comparados ao mesmo período em 2022, 2.937% de aumento. A dengue, no entanto, registrou queda de 35%.

Na capital, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram 243 casos de chikungunya este ano, contra apenas oito de janeiro até março do ano passado.

O infectologista Fernando Maia declarou ao jornal que dentre as doenças causadas pelo Aedes aegypti, é normal que uma delas apareça com mais frequência que as outras, dependendo da época. Em 2022, por exemplo, a dengue teve mais registros em Alagoas, enquanto a chikungunya apareceu mais este ano.

Segundo o especialista, para combater as doenças é preciso eliminar os criadouros, sendo esta a medida mais eficaz. Uso de repelente, inseticidas ou carro fumacê são consideradas por Fernando Maia apenas medidas paliativas e parciais.

A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, disse que a população precisa ficar de olho aos locais que acumulam água semanalmente. Além disso, quem encontrar criadouros como os pneus citados acima, deve denunciar através do Disque Dengue, pelo número (82) 3312-5495.

Em caso de sintomas dessas doenças, a indicação é procurar atendimento médico nos casos mais graves. Dor forte nas articulações e febre alta que dura mais de 12 horas, que volta mesmo após tomar remédio, são indicativos que é preciso procurar atendimento médico.

(Foto: Edilson Omena)