Cidades
Uilliane Faustino é eleita diretora-geral do Campus Satuba do Ifal
Em 111 anos de história, a candidata é a primeira mulher e TAE a conquistar o cargo
A Comissão Eleitoral Central do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou, em transmissão ao vivo realizada pelo YouTube, o resultado da apuração dos votos da consulta para Reitor e Direção-geral dos campi realizada nesta terça-feira (04).
Na disputa pela Direção-geral do Campus Satuba, participaram os servidores Gilberto Tenório e Uilliane Faustino, tendo sido esta a vencedora do pleito. Com votação apertada, Uilliane recebeu 51% dos votos válidos, enquanto Gilberto recebeu 49%. Em 111 anos de história, a candidata é a primeira mulher e técnica-administrativa em educação (TAE) a conquistar o cargo no Campus.
Para o cargo de Reitor, foi reeleito o professor Carlos Guedes. No Campus Satuba, o candidato Dácio Camerino teve maior número de votos nas categorias Discente e Docente, enquanto Carlos Guedes teve vantagem entre os técnicos-administrativos.
A consulta eleitoral é decidida a partir dos votos dos três segmentos com a aplicação do mesmo valor de peso (1/3) no somatório dos votos de cada categoria. Isto é, o somatório dos votos de cada categoria são multiplicados por ⅓: os votos dos docentes multiplicados por ⅓, o dos discentes multiplicados por ⅓ e dos técnicos-administrativos multiplicados por ⅓.
Palavra dos candidatos
“Meu agradecimento vai para todos que fazem o Campus Satuba. Desejo que o processo democrático possa permear os laços da sociedade, assim como o de uma instituição de ensino como a nossa, que forma pessoas para vida”, declarou o candidato Gilberto Tenório.
Para Uilliane, este é um marco importante na luta pela igualdade de gênero e oportunidades para as mulheres. "Fico muito emocionada em ter sido a primeira mulher eleita para esse cargo. Espero inspirar muitas outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. Esta conquista não teria sido possível sem o apoio e encorajamento de tantas pessoas que acreditaram em mim e em minha capacidade de liderar. Trabalharei com o objetivo de ser uma representante digna e eficaz para todos os membros de nossa comunidade", expressou a servidora.
Mais lidas
-
1Fatalidade
Nutricionista morre em Maceió após cair de moto por aplicativo e ser atingida por outro veículo
-
2Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
3Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
4Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
5Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel




