Cidades

Em dois meses, 80 toneladas de resíduos são retiradas de comunidades da capital

Mais de 54 mil pessoas foram beneficiadas com os serviços da Superintendência Municipal de Desenvovimento Sustentável

Por Alexandre Vieira / Ascom Sudes 31/03/2023 18h13 - Atualizado em 31/03/2023 18h39
Em dois meses, 80 toneladas de resíduos são retiradas de comunidades da capital
Resíduos retirados de comunidades - Foto: Ascom Sudes

As atividades realizadas pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) no Brota na Grota, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, tem impactado a vida de diversos moradores das comunidades atendidas. Após dois meses de ações, mais de 80 toneladas de resíduos foram coletadas nas oito grotas visitadas pelo órgão, além das orientações em educação ambiental.

Nestes locais, a comunidade foi orientada sobre os cuidados com o meio ambiente, quando os técnicos da Sudes visitaram de porta em porta, a casa dos moradores, além de terem realizado no estande, atividades como a apresentação de brinquedos recicláveis, produzidos com materiais que seriam descartados de forma irregular, responsáveis pela diversão da criançada.

Na ocasião, as crianças que compareceram ao estande tiveram seus rostos pintados de forma recreativa, com desenhos da natureza e super-heróis preferidos, elevando a imaginação dos pequenos.

Juliana Oliveira, 13 anos, se divertiu com um jogo de tabuleiro produzido com plástico e papelão reutilizados. "Não sabia que era tão fácil de fazer. Eu tenho alguns materiais assim em casa e agora vou produzir meu próprio brinquedo para jogar com meus amigos", disse.

Ao todo, somando com os serviços de limpeza, mais de 54 mil moradores foram beneficiados. São pessoas que residem nas grotas do Pau d'arco (Feitosa); do Aterro (Barro Duro); do Ary e do Rafael (Jacintinho); da Cerâmica (Tabuleiro), na grota da Caveira (Rua São Luiz, no Antares); parte das grotas da Alegria, Mocambo e Boa Esperança (Benedito Bentes); e na grota do Sossego (São Jorge).

A diretora de Espaços Públicos da Sudes, Iracely Pinho, afirma que o órgão tem levado diversos benefícios e, com isso, melhorou a vida de quem reside nas comunidades.

"Estamos percebendo uma grande receptividade das pessoas que moram nas grotas. Dá para ver no rosto delas a felicidade pela atenção que a Prefeitura tem dado para as comunidades. As crianças estão se divertindo e vendo espaços públicos serem revitalizados para que elas possam ter um local apropriado para brincar", disse.

Fora a limpeza dos espaços públicos e educação ambiental porta a porta, o órgão também tem atuado no plantio de mudas de árvores nativas e ornamentais, além da poda de árvores e galhos, que passam por inspeções técnicas e são avaliadas com risco de queda e possíveis acidentes.

A partir desta segunda-feira (20), as equipes da Sudes estarão na Grota das Piabas, no Jacintinho. Posteriormente, mais uma comunidade da capital será selecionada para receber o programa, encerrando o segundo bloco de grotas visitadas.