Cidades

Obras de esgotamento sanitário em rua na Jatiúca avançam para a fase final

BRK já substituiu 30 metros de rede e reparou nove dos 12 trechos danificados da rede na Rua Soldado Eduardo dos Santos

Por Assessoria 30/03/2023 17h06 - Atualizado em 30/03/2023 18h37
Obras de esgotamento sanitário em rua na Jatiúca avançam para a fase final
Rua Soldado Eduardo dos Santos - Foto: Ascom BRK

As obras de alta complexidade realizadas pela BRK para a recuperação do coletor de esgoto da rua Soldado Eduardo dos Santos avançaram para a fase final. Dos 12 pontos danificados identificados na tubulação por vídeo inspeção, nove já foram reparados pela concessionária, que também realizou a substituição de 30 metros de rede. Ao todo, cerca de R$ 6 milhões já foram investidos para a reconstrução da rede coletora, cujos problemas estruturais antecedem a chegada da BRK em Maceió.

Equipes técnicas seguem trabalhando dia e noite no local para reparar os trechos restantes até serem concluídos. O serviço é realizado após um diagnóstico minucioso do sistema, com equipamentos operacionais de ponta e todos os procedimentos de segurança necessários, já que se trata de um grande coletor de esgoto de um metro de largura e situado a mais de seis metros de profundidade.

De acordo com Wilson Bombo, diretor operacional da BRK em Alagoas, a expectativa é que os trabalhos no ponto onde as equipes estão atuando sejam finalizados até o fim de abril, caso não haja nenhuma intercorrência durante a escavação.

(Imagem: Ascom BRK)

“Todos esses prazos, além das situações que vão aparecendo em campo à medida em que os trabalhos avançam, estão sendo acompanhados pela agência reguladora, órgão de trânsito e o Ministério Público Estadual. É de interesse da empresa entregar um resultado de qualidade o mais rápido possível, para que a população do entorno, que convive com esse problema há anos, seja beneficiada”, informou.

Desde o início das obras, a BRK já retirou mais de 80 toneladas de resíduos da tubulação, que passou por uma limpeza preventiva pela primeira vez desde que foi construída, há mais de uma década - a empresa chegou a retirar uma cadeira de plástico inteira de dentro da rede de esgoto. Além disso, as equipes se surpreenderam com a descontinuidade do coletor em um dos trechos do coletor, ou seja, havia um espaço vazio de seis metros que separava dois pedaços da tubulação.

Tags: