Cidades
Maceió enfrenta os maiores congestionamentos dos últimos dois anos
Dados da última semana, que iniciou dia 20, são do Banco Interamericano de Desenvolvimento em parceria com o Waze

Na última semana, Maceió enfrentou os maiores congestionamentos dos últimos dois anos. Os dados são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o aplicativo Waze, e mostram que, durante a semana que se iniciou no dia 20 de março, a capital alagoana enfrentou congestionamentos que atingiram o índice de 6,5%.
A última vez que os congestionamentos da cidade atingiram essa proporção foi na primeira semana de março de 2021, quando os congestionamentos superaram 6,6% no índice divulgado pelo BID.
Embora ainda não existam dados sobre o nível do congestionamento ocorrido na tarde da última terça-feira (28), nas redes sociais diversos relatos indicavam congestionamentos acima dos níveis normais, especialmente nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, onde estão sendo realizadas obras da Prefeitura de Maceió para ampliação de faixas, o que faz com que o trânsito fique mais lento na região.
Além disso, um serviço executado pela Equatorial no local das obras acabou ocupando uma das vias, aumentando ainda mais a lentidão no fluxo de veículos. A empresa informou em nota que foi preciso fazer a implantação de um poste no local por motivos de segurança.
“O objetivo foi reparar uma falha causada pela empresa que presta serviços na obra de ampliação da via. Durante os serviços, foi feita uma escavação, que colocava em risco a estabilidade do poste, gerando a necessidade da intervenção por parte da Equatorial”, diz a nota.
Para Valdir Perez, gerente de um posto de combustíveis às margens da Av. Durval de Góes Monteiro, embora a obra esteja atrapalhando o fluxo do trânsito e a frequência de clientes no estabelecimento, a expectativa é que o trabalho traga resultados, melhorando a vida daqueles que trabalham e trafegam pela região.
Ainda segundo o gerente, o ideal seria que a obra fosse realizada no período noturno, quando há menor fluxo de veículos. “Essa obra atrapalhou não só o nosso posto, mas todos os comerciantes da região estão reclamando. O movimento aqui no posto diminuiu 50%, mas espero que a obra venha para melhorar a vida da gente”, afirma.
Trecho de obra em avenida deve ser concluído em 90 dias
Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) afirmou que o trecho da obra que vai até a loja Tupan tem previsão para ser concluído em 90 dias, sendo que pode haver alterações em função das chuvas. Já a obra completa tem previsão de término para o primeiro quadrimestre do ano que vem.
A secretaria informa ainda que as obras estão sendo executadas no período diurno, pois o trabalho noturno aumentaria em 50% os custos da obra e atrasaria o prazo de conclusão.
De acordo com Disneys Pinto, engenheiro fiscal da obra, o trabalho está sendo realizado da melhor maneira possível, garantindo diálogo com a população local e deixando os trechos dos empreendimentos com entradas e saídas livres para acesso de funcionários e clientes.
Segundo Disneys, além da ampliação da avenida com mais duas faixas, a obra prevê ainda a implantação de um novo sistema de drenagem, substituição da sinalização vertical, semáforos inteligentes, passeio público e estacionamentos para estabelecimentos que tiverem interesse no equipamento.
“Os transtornos causados pela obra logo ficarão para trás e o resultado será importante para todos os maceioenses, já que o intuito é o de encontrar soluções para melhor fluidez no trânsito e maior qualidade na mobilidade urbana da capital”, conclui o engenheiro.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?