Cidades

Batukadeiras de São Domingos promovem encontro com artistas alagoanos para comemorar o Dia da Mulher Caboverdiana

O momento faz parte de atividades da agenda das Batukadeiras, que estão em Taquarana - AL entre os dias 17 e 29 de março para gravação do documentário “Quilombo Lunga e as Batukadeiras São Domingos” com a comunidade Quilombo Lunga

Por Assessoria 26/03/2023 20h15
Batukadeiras de São Domingos promovem encontro com artistas alagoanos para comemorar o Dia da Mulher Caboverdiana
O momento faz parte de atividades da agenda das caboverdianas que estão em Taquarana, em Alagoas - Foto: Assessoria

Com intercâmbio cultural em curso em Alagoas, Batukadeiras de São Domingos (Cabo Verde) promovem encontro com artistas alagoanos em comemoração ao Dia da Mulher Cabo-verdiana na próxima segunda-feira, dia 27 de março, a partir das 19h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro). Fazem parte deste encontro os artistas e grupos: Naldinho Freire, Igbonan Rocha, Manel di Candinho, Capoeira Arte Brasil, Poesia Musicada no Pandeiro e Roda de Coco, Banda de Pifano Pe. Cícero, Instituto Bico de Fulô, Wilson Santos e Wilson Miranda. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e podem ser adquiridos no dia do evento e pela plataforma Sympla.

O momento faz parte de atividades da agenda das caboverdianas que estão em Taquarana, em Alagoas, entre os dias 17 e 29 de março para gravação do documentário “Quilombo Lunga e as Batukadeiras São Domingos” com a comunidade Quilombo Lunga, com produção do cantautor Naldinho Freire e pelo fotógrafo e produtor de vídeo Luis Eduardo Vaz. O documentário terá cerca de 40 minutos e vai mostrar o encontro entre a comunidade quilombola em Alagoas e 7 batukadeiras que vieram diretamente de Cabo Verde para compartilharem suas danças, músicas, culinária, artesanato, tradições e força, mostrando suas narrativas da luta em meio às batalhas machistas de vida e, em especial, na transmissão de saberes para futuras gerações.

A programação do intercâmbio conta com oficinas de saberes com fazedores do Quilombo Lunga, sendo elas: Gastronomia Quilombola com a mestra Tonha das Ervas, Artesanato em Retalho Quilombola com a mestra Cistina, Catiço Quilombola com o pai Tonho de Ogum e Capoeira e Resistência com o Instituto Bico de Fulô. O projeto é realizado através de Emenda Parlamentar destinada pelo Deputado Federal Paulão e convênio firmado entre o Ministério da Cultura do Brasil e a Associação Cultural Popfuzz.

Para Gilvan Araújo, mais conhecido como contramestre Bico de Fulô, do Instituto Bico de Fulô, foi um prazer poder realizar a oficina de Capoeira e Resistência e fortalecer o saber e o fazer com a equipe: “Nunca imaginei que um dia pudesse ter essa vivência com pessoas maravilhosas e poder compartilhar e saber mais sobre sua cultura e histórias. É muito significante para mim e para o povo Quilombola, pois esse Intercâmbio fortalece o nosso fazer e saber como um reencontro das nossas origens”. E sobre o encontro no Teatro de Arena na segunda (27), Bico de Fulô fala que: “Nunca tinha me apresentado em um teatro, e pela primeira vez temos essa oportunidade incrível de juntos fazermos uma bela apresentação levando a nossa cultura com Naldinho, as Batukadeiras, Manuel di Candinho e os outros artistas convidados. Me sinto muito honrado e realizado por Deus me proporcionar um momento como este”, finaliza.

Alexandre de Holanda, diretor artístico e cultural da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), enfatiza a importância de promover o encontro em um equipamento público e com respeito à ancestralidade: "Para a DITEAL, uma parceria desse porte se torna um compromisso para um equipamento público artístico, se comprometer com a realização desse show no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, em parceria com seus realizadores, é maximizar as possibilidades de encontro e troca com o público e artistas local, é um abraço a nossa ancestralidade e respeito tanto aos nossos visitantes, quanto para o intercâmbio com nossos artistas. Esse encontro é, com toda certeza, um grande encontro!”.

Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) - Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento Povos das Lagoas, Coordenação Geral Keka Rabelo, Coordenação Técnica Instituto IDEAL, Coletivo Noiz Q Faz, Kuka Melo Empreendimentos, Coordenação de Comunicação: Projeto Bureau de Comunicação Comunitária - Agerrp-Ufal por Manuela Callou, e texto produzido pela Relações Públicas Pei Shung Fon. Termo de fomento n° 929345/2022 da Secretaria de Diversidade Cultural - Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.

SERVIÇO:

O que: Batukadeiras de São Domingos promovem encontro com artistas alagoanos no Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Quando: 27 de março de 2023, às 19h
Informações: +55 82 98849-2085 (ligação e whatsapp) / +55 82 98220-3194 (whatsapp)
Ingressos: na bilheteria do Teatro e pelo Sympla https://www.sympla.com.br/batukadeiras-de-sao-domingos-e-convidados__1929613?share_id=knn8g
Valor: 30,00 inteira e 15,00 meia