Cidades

Vídeo: SMTT apresenta projeto de alteração de mobilidade no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca

Segundo o órgão, possíveis intervenções reduziriam em 50% as viagens do transporte coletivo, beneficiando moradores da parte alta à baixa da cidade

Por Tribuna Hoje com Ascom SMTT 23/03/2023 17h03 - Atualizado em 23/03/2023 22h13
Vídeo: SMTT apresenta projeto de alteração de mobilidade no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca
Corredor Vera Arruda - Foto: Edilson Omena

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió apresentou, na manhã desta quinta-feira (23), durante coletiva de imprensa, as possíveis intervenções que serão realizadas em quatro ruas do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. As mudanças, segundo o órgão, visam melhorar a mobilidade para os usuários do transporte coletivo da cidade.

“A malha viária que liga os bairros de Cruz das Almas a Ponta Verde possui 18 vias no trajeto Leste-Oeste e Oeste-Leste, mas no sentido Norte-Sul e Sul-Norte são apenas cinco possibilidades de rotas [...] A principal diretriz é que as intervenções causem o menor impacto possível na região, mas trazendo importantes melhorias para o trânsito", explicou o superintendente municipal de transportes e trânsito, André Costa.

Com uma área de mais de 42 mil m², o Corredor Vera Arruda em Maceió conta com 15 ruas, das quais duas já são liberadas para tráfego de veículos. A proposta apresentada após a realização de estudos técnicos verificou a viabilidade da passagem de veículos pequenos em mais quatro ruas - 0,8% da área total do corredor.

Como funcionaria caso aprovada?

Para garantir a segurança viária, a liberação dos veículos seria permitida apenas das 7h às 19h, em dias úteis. Agentes da SMTT atuariam na fiscalização a área, enquanto semáforos ficariam na cor verde durante todo período de passagem liberada para veículos e vermelho nos demais dias e horários.

Haveria, ainda, pistões hidráulicos, comandados via 4G direto da SMTT, e câmeras de videomonitoramento com sistema OCR (captura e extração de informações), que fariam a leitura das placas dos veículos. Os motoristas autuados poderão ser multados em até R$ 1.262, além de perder 17 pontos na CNH com uma única travessia indevida.

As ruas permaneceriam bloqueadas para veículos pesados, exceto os que prestam serviços essenciais, como caminhões pipa, do Corpo de Bombeiros e de coleta de lixo.

De acordo com o estudo técnico apresentado pela SMTT, as ruas que receberiam as intervenções seriam: Rua Carlos Gomes da Silva com rua Olinda Campos Teixeira; Rua Raphael Perreli com rua Dra. Rosa Cabús; Rua Industrial José Otávio Moreira com rua Cônego Antônio Firmino Vasconcelos e Rua Carlos Povina Cavalcanti com rua Gen. Newton de Andrade Cavalcante.

Transporte coletivo

O impacto das mudanças atinge a todos os maceioenses, desde os que moram na região do corredor até os que moram na parte alta da cidade, mas que transitam diariamente pela parte baixa da capital. São 22 linhas de ônibus que circulam na região do Corredor Vera Arruda, com 759 viagens. Assim, as intervenções beneficiariam mais de 75 mil passageiros por dia, podendo ter um acréscimo de 3 viagens em cada uma dessas linhas.

Esquema de intervenções propostas pela SMTT (Imagem: Divulgação / SMTT)

De acordo com os estudos técnicos realizados pela SMTT, as mudanças reduziriam em mais de 50% o tempo dos passageiros nos transportes coletivos da capital. As intervenções se somam aos investimentos já realizados pela Prefeitura de Maceió, como a garantia da passagem mais barata entre as capitais do país, Passe Livre Estudantil, Domingo É Livre, Madrugadão e a entrega de novos ônibus.

Consulta Pública

Para ouvir todos os maceioenses que moram ou transitam pela região, segue até a próxima terça-feira (28) a consulta pública sobre a proposta de abertura de ruas compreendidas no corredor Vera Arruda.

Serviço

Consulta Pública sobre abertura de ruas do corredor Vera Arruda

Período: 14 a 28 de março de 2023

Formulário da consulta https://docs.google.com/forms/d/1XFEQ6OACeULuAlr2vxefrYsg6SD8EZuz2jU0J1TrFM8/viewform?ts=640607e7&edit_requested=true