Cidades

Veja o passo a passo de como solicitar o encerramento do contrato de luz junto à Equatorial

Pedido de desligamento deve ser requerido pelo titular da unidade consumidora pelos canais de atendimento da concessionária

Por Equatoral Alagoas 23/03/2023 14h02
Veja o passo a passo de como solicitar o encerramento do contrato de luz junto à Equatorial
No site, o cliente deve ir até o menu acesso rápido, clicar em “Solicitar Desligamento” e fazer o login na agência virtual, informando o CPF/CNPJ e a data de nascimento - Foto: EQUATORIAL

Ao desocupar um imóvel, é comum o surgimento da dúvida sobre como solicitar o desligamento da energia elétrica. Esse tipo de situação, geralmente acontece quando o cliente precisa mudar de endereço e vai deixar o imóvel desocupado. Pensando nisso, a Equatorial Alagoas listou o passo a passo de como o consumidor, seja ele residencial, comercial ou industrial, deve proceder para solicitar o serviço junto à Distribuidora.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o desligamento visa impedir que novas faturas sejam geradas em nome do titular da conta, seja por taxa mínima ou por consumo de terceiros, submetendo-o a cobranças futuras e inscrição em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, em caso de inadimplência.

A gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial, Patrícia Moraes, explica que o pedido de desligamento do fornecimento de energia deve ser feito pelo titular da conta de luz ou por um representante legal, mediante procuração.

“O serviço pode ser solicitado nos postos de atendimento presencial, por meio da Central 0800 082 0196 ou pelo site https://al.equatorialenergia.com.br/, no menu Solicitar Desligamento. Lembrando que se o cliente não apresentar a última leitura, será gerada uma fatura com base na média dos últimos 12 meses. Após a solicitação, o desligamento será realizado em até dez dias úteis e a partir de então, a instalação ficará inativa”, reforça a gerente.

“Em situações como essa, de mudança de endereço, são tantas tarefas a serem lembradas que muitas pessoas acabam esquecendo. Algumas lembram de solicitar a transferência ou o cancelamento de serviços como internet e TV a cabo e esquecem de solicitar o encerramento do contrato de luz. O cliente tendo esta iniciativa de solicitar o desligamento da energia ele terá mais segurança por desvincular o seu nome e o seu CPF/CNPJ da responsabilidade de qualquer cobrança após a sua saída”, complementou Patrícia.

Confira o passo a passo para solicitar o serviço de forma rápida e prática, sem precisar sair de casa, através do site da Equatorial:

No site, o cliente deve ir até o menu acesso rápido, clicar em “Solicitar Desligamento” e fazer o login na agência virtual, informando o CPF/CNPJ e a data de nascimento. Depois, selecionar o perfil, pessoa física ou jurídica. Em seguida, é só preencher os campos com as informações solicitadas. O cliente precisa apenas anexar:

– CPF

– Identidade

– Foto do medidor mostrando a última leitura do imóvel.

Após inserir as informações, é gerado o número de protocolo para acompanhamento da solicitação. Os dados e os documentos são analisados por uma equipe especializada. Se estiver tudo certo, o pedido é cadastrado no sistema.

O prazo para execução do serviço de desligamento feito no site também é de até dez dias úteis. Caso algum documento ou informações obrigatórias não sejam fornecidos, a solicitação será indeferida. Se a unidade possuir parcelamento vigente, as parcelas serão disponibilizadas após o registro de desligamento no sistema.